Alfabetização, Educação em Pauta

1º ano também brinca!

As crianças que ingressam no Ensino Fundamental encontram novas aprendizagens, mas não deixam de ser crianças. Brincar continua sendo necessário e altamente recomendado.

Autoria: Elaine Soares da Silva, professora do 1º ano do Ensino Fundamental do Colégio Santa Maria

Como sabemos, o 1º ano faz parte do Ensino Fundamental I.  Quando os filhos saem da Educação Infantil e chegam ao novo segmento, muitas famílias têm a impressão de que esses alunos deixam de ser crianças e assumem um outro papel. Se esquecem das vivências, das investigações, dos momentos lúdicos e passam a valorizar outros aspectos que consideram mais importantes. Com todo respeito, trata-se de um pensamento totalmente equivocado. É preciso desconstruir e romper com essa cultura: 1º ano realiza vivências, investigações e também brinca!

Brincar é um fator muito importante e valioso para o desenvolvimento da criança no processo de ensino-aprendizagem. Brincadeiras livres, dirigidas, em grupos, faz-de-conta, jogos, imaginação… Cada brincadeira favorece o desenvolvimento de habilidades e capacidades diversas.

Na escola

O ato de brincar é uma linguagem própria das crianças, é o modo pelo qual interagem com o mundo, estabelecem relações sociais, experimentam diferentes sentimentos, lidam com situações que exigem reflexões, controle de emoções, aprendem a cooperar, compartilhar, respeitar o outro, entender regras, desenvolver autonomia.  Essas aprendizagens excedem as atividades do dia a dia e demonstram uma experiência sublime e encantadora das percepções e dos sentimentos sobre o mundo.

No processo de alfabetização, a brincadeira estimula o desenvolvimento da criatividade e do interesse, desperta o desejo do saber, a vontade de participar e a alegria da conquista, promovendo uma aprendizagem significativa que vai além do conhecimento.

Por sabermos da importância da brincadeira, no Colégio Santa Maria, valorizamos esses momentos em nossa rotina e proporcionamos aos nossos alunos vivências lúdicas significativas em que exploram o ambiente da escola, aguçam a curiosidade, viajam na imaginação, fazem descobertas e, assim, aprendem brincando e brincam aprendendo.

Sendo o brincar um aspecto tão necessário e importante, não esqueçamos que 1º ano também brinca!

Você também pode se interessar