Educação em Pauta

A diversidade da sala de aula nas questões com o aprender

Autoria: Gabriela Kraft Herane , professora da Educação Infantil do Colégio Santa Maria

“Se o que é normal é a heterogeneidade dos alunos,
cabe-nos gerir essa heterogeneidade que exige o desenvolvimento
de uma pedagogia que valorize o sentido social das
aprendizagens, que permita gerir as diferenças de um grupo, no
seio do próprio grupo e, através das capacidades que cada
membro desse grupo tem”
(Cadima, 1998, p. 14)

Como sabemos, todo grupo se constitui e se constrói num lugar de desafio e vozes; lugar de desenvolvimento moral, socioemocional, afetivo e intelectual.

E na escola não seria diferente; é importante que esse espaço exista, que promova o desenvolvimento de habilidades nas quais as crianças percebam e aprendam o valor do trabalho em equipe, o quanto a diversidade promove a autonomia de se viver situações cognitivas, emocionais ou afetivas; e, nesse ambiente, estar com a diversidade de sujeitos com características culturais, sociais, interesses, valores e ritmos próprios. Afinal, para ‘atingirmos’ a todos é necessário desenvolvermos um olhar atento às singularidades de cada um.

Com as diferentes situações, participativas, colaborativas e cooperativas, desenvolvemos o aprender no grupo e com o grupo, situações de aprendizagem, onde o “papel” da coletividade influencia o indivíduo e vice-versa. No grupo se forma uma identidade, uma história, um modo de ser e de agir, um estar no “mundo” que se cria e recria a cada dia!

Nas diferentes estratégias que vivemos e propomos, validamos que diferenciar não significa individualizar o ensino e, sim, organizar atividades, intencionalidades e interações, de modo que cada criança seja “confrontada” com situações enriquecedoras, tendo em conta características e necessidades pessoais; de modo a fornecer propostas adequadas às especificidades e necessidades de cada um e de todos; indivíduo e grupo.

É certo que como indivíduos somos diversos e, assim também a escola, mesmo que estejamos lidando com a mesma faixa etária…cada criança tem suas facilidades e fragilidades no âmbito do desenvolvimento pedagógico e, nesse momento, chegamos com a “Diferenciação Pedagógica”, ocasião na qual trabalhamos essas particularidades em grupos menores com propostas que favorecem o processo de ensino e aprendizagem valorizando as diferenças entre as crianças, permitindo a cada uma alcançar o seu máximo, gerindo a heterogeneidade e promovendo a igualdade de oportunidades de sucesso, satisfazendo todas as necessidades de aprendizagem e, principalmente, estimulando o interesse e a motivação do aluno para a aprendizagem.

Dessa forma, esse olhar atencioso e o acolhimento individualizado ajudam as crianças a acreditarem em suas capacidades, o que é fundamental para qualquer aprendizagem na vida.

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