Educação em Pauta

A família, a escola e a construção da identidade coletiva

Crianças do 1º ano do Ensino Fundamental exploram a diversidade e criam uma identidade do grupo; experiências que abrem caminho para muito aprendizado

Autoria: Cristiane Regina Alarcon – Professora do 1º ano do Ensino Fundamental

O primeiro grupo social em que a criança está inserida, participa e se identifica, é a família. Por meio da afetividade e dos laços que compõem esse núcleo, a criança vai aos poucos percebendo que cada família tem uma estrutura própria e uma história.

Esse conceito se amplia quando passam a frequentar o segundo grupo social que agrega e complementa o primeiro: a escola. Aos poucos vão percebendo que as estruturas familiares da qual ela e os colegas fazem parte, são diferentes e que cada família tem a sua composição e história. Assim, se constrói juntamente com a criança, a noção de pertencimento.

No 1º ano, pensando em desenvolver essa habilidade com o “grupo-classe”, realizamos diversas vivências, por meio de propostas intencionais, em que a criança pensa, reflete, vive o pertencimento e percebe então, a diversidade existente. Observam que são diferentes no tom de pele, na cor dos cabelos, na maneira de se vestir, nas preferências e desagrados, no jeito de ser e de pensar de cada um.

agrupamento pela cor do tênis


agrupamento pela cor da blusa

Depois de muita escuta entre os colegas, contempladas também nas rodas de conversa, nas vivências diárias, nas rodas do coração e nas assembleias, as crianças se sentem seguras de verbalizar os seus sentimentos, seus desejos, suas escolhas…Gradativamente, percebem e sentem a necessidade de criarem agora uma identidade do grupo, algo que os representa.

desenhando o amigo

Elas entendem que a palavra grupo é diferente da palavra equipe. Grupo é apenas um conjunto de pessoas. Agora, equipe, é quando todos cooperam, quando todos fazem a sua parte para que algo em comum dê certo.

Este ano, incentivei as crianças do 1º ano C a pensarem em palavras que tinham a ver com as características do nosso grupo, por meio de perguntas. O que somos? Quais as nossas características como grupo? Quem somos?

Listamos juntos algumas de nossas características, o que os ajudou a perceber quem são e, consequentemente, na escolha do nome para o grupo que mais se adequasse, que fizesse mais sentido para a turma. Sentir e vivenciar o NÓS – essa pequena palavra que tem um sentido imenso: viver a coletividade. Cada um fazendo a sua parte para que o ‘’NÓS’’ comece a ser percebido e vivido.

entrevistando o amigo quando a música para

Depois da lista, começamos a pensar no significado de cada nome, refletimos sobre a simbologia de cada um, e iniciamos a votação para o nome da nossa equipe. O nome escolhido, este ano é o 1° ano CORUJA DE CRISTAL. E por que coruja? E por que cristal?

Então, juntaram as duas palavras e agora dizem com muita propriedade: ‘’SOMOS 1° ANO CORUJA DE CRISTAL porque somos sabidos, inteligentes e preciosos. E não é que eles estão certos? Com um nome motivador como esse não será difícil vencer os desafios propostos para o 1° ano, com muita sabedoria!

Agora, teremos dois passos importantes: o primeiro é estudar sobre os temas Coruja e Cristal, onde as crianças pesquisarão e compartilharão com os colegas curiosidades e, assim, poderemos nos aprofundar sobre o que nos representa. O segundo é a construção de uma “bandeira’’, um marco. Uma bandeira que caracterizará a identidade, o pertencimento e a equipe que agora fazemos parte.

início da confecção da bandeira, marco da sala

Você também pode se interessar