Tecnologia Educacional

Foguetes no ar! Uso do espaço maker e o estímulo ao pensamento criativo

Crianças do 5º ano vão para o espaço maker e desenvolvem foguetes de garrafas pet: veja que experiência divertida!

Autoria: Cristiane Paulon – Professora do 5º ano

Ser criativo implica em ter capacidade para encontrar soluções, impulsionar inovações e aumentar eficiência em determinados processos, por isso, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) inseriu a criatividade no mesmo nível do pensamento crítico e científico.

Dentre as várias formas de aprender, a experimentação é uma estratégia que pode potencializar o desenvolvimento do pensamento criativo. Com atividades práticas – desde que propostas com intencionalidade pedagógica – é possível fazer com que os alunos se apropriem de conceitos e exercitem habilidades de análise, síntese e comparação, formulando conclusões diversas.

Desenvolvendo o pensamento criativo no espaço maker

O espaço-maker é o lugar apropriado para a realização dessas experiências, nas quais projetos elementares proporcionam o exercício da atenção, concentração, memória e pensamento. A construção de um foguete de garrafa pet, seguindo os níveis definidos pela Olimpíada Brasileira de Astronomia e Aeronáutica (OBA), serve como estímulo lúdico para despertar o interesse pela ciência.

Desenvolvendo o pensamento criativo no espaço maker

O objetivo pedagógico por trás dessa atividade não tem a pretensão de abordar os diversos fenômenos científicos e físicos, como pressão, velocidade, impulso ou aerodinâmica. O propósito, nesta faixa etária, é o de valer-se das inúmeras situações que ocorrem durante a realização dessa prática. Tentativas e erros, testagem de hipóteses para aperfeiçoar o desempenho do foguete, a identificação de problemas e a busca de soluções de forma colaborativa são expressões do pensamento criativo. Essa é a essência das práticas maker: desafiar os estudantes a testar e melhorar suas produções com criatividade.

De uma coisa não temos dúvida: quando falamos em busca de soluções para os problemas propostos, a agilidade dos alunos do 5º ano é de um foguete!

Lançamento do foguete produzido na sala maker

Saiba mais!

Expressão muito usada em Educação, a Intencionalidade Pedagógica é toda a ação consciente do professor/educador visando uma ambientação para conduzir o aluno à aprendizagem.

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