Reflexões sobre o currículo literário, vínculos afetivos e a formação de leitores competentes
Autoria: Gisele Costa – Professora do Pré e Eliane Lima – Orientação Pedagógica da Educação Infantil
“A leitura é, provavelmente, uma outra maneira de estar em um lugar”.
José Saramago
Antes de falar sobre o que pensamos quando lemos para as crianças, vamos trazer para a reflexão o por que precisamos, em primeiro lugar, assegurar o currículo literário na Educação Infantil. Esse currículo visa proporcionar experiências que permitam às crianças fabular, imaginar e sentir… Ele garante que elas se maravilhem com as diferentes narrativas, como contos, poesias, fábulas, parábolas, músicas, leituras de notícias e histórias sem texto… Viva a diversidade, a ampliação de acervo, as culturas e suas riquezas!
A leitura compartilha o que outras pessoas viveram ou imaginaram, a forma que enfrentaram dificuldades, como se relacionaram com os outros, com o mundo. Essas narrativas transmitem medo, empolgação, empatia, despertam sentimentos, sensibilidade e emocionam, pois nos fazem compreender e descobrir outras formas de ver um mundo diverso e plural.
O ato de ler desenvolve competências socioemocionais, a apropriação de tempos e espaços, e histórias que revelam palavras, vocabulários e textos, contribuindo para a compreensão da palavra escrita a partir da voz do leitor. Assim, as palavras vêm carregadas de sentido e significado, antes mesmo da aquisição da habilidade da escrita.
Por fim, ler para as crianças tem papel fundamental na formação de leitores competentes, na construção do senso crítico, na capacidade de compreensão e comunicação e, principalmente, no vínculo afetivo e prazeroso que se estabelece ao estar junto.
Saiba mais!
Inaugurada há pouco mais de seis meses, a nova biblioteca das turmas da Educação Infantil ao 1º ano do CSM ampliou o espaço de leitura, contação de histórias e atividades lúdicas, permitindo às crianças ganharem mais interesse pela literatura. Elas exploram melhor o ambiente, fazem mais atividades e têm recursos audiovisuais disponíveis. É como se os livros tivessem a mesma importância para elas que os brinquedos.