Nas aulas de Artes, estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental recebem estímulos diversos por meio da observação das obras de artistas brasileiros.
Autoria: Daniela Caltran – Professora de Artes
Quando oferecemos imagens de arte para “repertoriar” uma criança, um mundo novo se descortina! Uma nova janela se abre na compreensão e na leitura de mundo: a descoberta de uma possibilidade para essa criança decodificar e identificar os elementos que permeiam as imagens e seus significados, conectando visões e mundos diversos. Ela é levada a compreender temas e técnicas, o processo de criação do artista e sua proposta de trabalho, além de sua pesquisa constante, percebendo e compreendendo que ele tem uma trajetória viva e constante, e que suas ideias ultrapassam fronteiras.
Apreciar o todo e as partes de uma obra, valorizar os artistas nacionais para além da estética, nos faz ressignificar ideias e visões para além de nós e de nosso modelo de mundo, além de enaltecer nossa produção cultural e nossas origens. As crianças não só identificam o que é visto, mas vão além, observam as emoções marcantes na individualidade. Elaborar um percurso visual pelas imagens permite a observação de sutilezas que possibilitam análises, comparações e contextos históricos para transformar a apreciação passiva em recursos cognitivos.
Ao longo do processo, isto é enriquecedor para a produção gráfica das crianças e a construção de sua poética pessoal, o que as possibilita desenvolver um novo olhar para o mundo ao seu redor. Nessa perspectiva, observamos o registro da criança enriquecido por detalhamentos, e as narrativas pessoais ressurgindo a partir do prazer de criar, mobilizando vários saberes em um processo dinâmico de construção do conhecimento e maior profundidade na alfabetização visual, revelando universos singulares.
O resultado é expresso pelas imagens!