Educação em Pauta

A importância dos jogos no ensino da Matemática

Para que as crianças desenvolvam habilidades com os números, é preciso despertar o entusiasmo delas por meio de recursos diversos

Autoria: Elaine Soares da Silva – Professora do 1º ano do Ensino Fundamental

Vemos que a Matemática está presente em tudo ao nosso redor. Na natureza, nos objetos, em diversas situações cotidianas, como por exemplo: ao fazer compras, no trânsito, ao usar o elevador, ao comer, brincar, no tempo, enfim, faz parte de nossas vidas! Por isso é importante que, desde o início da infância, a criança perceba e compreenda a matemática em sua volta.

Com ela desenvolvemos o raciocínio lógico, o pensamento analítico, fundamental para aprender a observar, organizar, interpretar, criar, solucionar, tomar decisões. Em nossa prática pedagógica, pensamos, discutimos, planejamos e realizamos propostas voltadas ao contexto das crianças para que tenham significados e desenvolvam competências e habilidades.

Nessas propostas trabalhamos também com os jogos matemáticos, muito importantes no processo de desenvolvimento e aprendizagem das crianças, pois fazem parte da sua realidade, despertando alegria, entusiasmo e vontade de aprender. Eles possibilitam momentos especiais, prazerosos e significativos em que as crianças vivenciam situações de imaginação, trocas de ideias, situações em que aprendem umas com as outras, desenvolvem a análise e o senso crítico, buscam novas estratégias e constroem vínculos. Além de, aprender a lidar com seu desenvolvimento emocional, desenvolvimentos de regras e a capacidade de lidar com as frustrações quando aprendem que não é possível ganhar sempre!

A utilização dos jogos permite à criança compreender conceitos abstratos que, uma vez manipulados, estruturam seu pensamento e desenvolvem o raciocínio lógico.

Vivenciar a matemática com jogos é fazer com que as crianças se envolvam com uma nova aprendizagem cheia de significado e sentido!

Você também pode se interessar