Um amplo trabalho de Ciências Naturais e Geografia com o 7º ano trouxe à discussão a preservação dos recursos hídricos e a análise dos desastres ambientais, por meio de imagens de satélite.
Autoria: Caroline Mieko – Professora de Ciências e Luciano Marinho – Professor de Geografia
O Brasil reconheceu o Dia Nacional da Água com a Lei 10.670, de 2003. Essa data tem como objetivo informar e conscientizar a população sobre a importância dos recursos hídricos para o equilíbrio do meio ambiente e a qualidade de vida, incentivando o consumo consciente, o combate ao desperdício e a consciência ecológica.
Pensando nesta data de extrema relevância, e também nos temas e no desenvolvimento de habilidades que norteiam o trabalho do 7º ano, as unidades curriculares de Ciências da Natureza e Geografia da série desenvolveram o Projeto Imagens de Satélite e os Impactos Ambientais como forma de problematizar os efeitos da ação humana sobre os nossos recursos hídricos.
Os professores Caroline Mieko e Luciano Marinho desafiaram os estudantes a pensarem sobre essa problemática a partir de imagens de satélite produzidas por sites, como MAP BIOMAS e GOOGLE EARTH.
Após toda a contextualização, os estudantes foram divididos em grupos para o sorteio de temas diversos, como: Os impactos ambientais e os recursos hídricos; A atividade mineradora e seus impactos ambientais; Indústria e meio ambiente, entre outros.
Alunos exploram Google Earth no Espaço HUB
Assim, exploraram os referidos sites em busca de paisagens que evidenciassem algum tipo de impacto ambiental. Os estudantes também tiveram que identificar a localização geográfica da paisagem pesquisada, o tipo de bioma afetado e os principais impactos ambientais decorrentes daquelas atividades. Por fim, criaram uma descrição completa e “padrão”, estabelecida pelos professores com todas as informações adquiridas.
Paisagens fotografadas e descrições completas, seguimos para o Espaço HUB do Colégio – uma sala que estimula a criatividade e as habilidades dos alunos com o uso de recursos tecnológicos. Foi neste espaço que as turmas apresentaram suas paisagens por meio de “Rotações por Estações”, uma metodologia ativa, onde todos os estudantes têm a oportunidade de conhecer as produções dos outros grupos e interagir entre si.
Além da identificação por meio da análise dos dados coletados dos satélites e armazenados durante o período de 2002 a 2020, os estudantes puderam constatar a velocidade do processo de redução da cobertura vegetal típica dos Biomas Brasileiros, e refletir sobre seus impactos na qualidade e na disponibilidade dos recursos hídricos que cortam essas regiões, como os rios, por exemplo.
A partir da análise sobre os temas propostos, os estudantes também produziram, por meio da plataforma de design gráfico Canva, um cartaz com as informações coletadas para propagar as reflexões desenvolvidas e a importância dos dados reunidos através do uso de satélites.
Para finalizar, pensando no desenvolvimento de habilidades socioemocionais, os professores convidaram os estudantes para um momento de reflexão. Eles conversaram sobre o desempenho coletivo e individual durante todo o processo, fizeram uma autoavaliação e refletiram sobre pontos positivos e outros a serem investidos nos próximos projetos quanto ao comprometimento, persistência e cooperação nos trabalhos em grupo.