Projeto sobre a água que chega em nossas casas foi desenvolvido dentro da perspectiva do Novo Ensino Médio.
Autoria: Thiago Tassinari Lopes, professor de Química do Ensino Médio do Colégio Santa Maria
Durante o inverno, as chuvas são escassas e todos sabemos da sua relevância para o abastecimento dos reservatórios. Para sensibilizar os alunos e conscientizá-los da importância do consumo consciente da água, e o longo percurso que ela percorre, desde sua captação até a distribuição, uma atividade investigativa foi proposta à 1ª série do Ensino Médio do Colégio Santa Maria no curso Matéria e suas Transformações.
No Novo Ensino Médio, o aluno, protagonista de seu processo de aprendizagem, deixa de ser um mero espectador e assume um papel central no processo de construção do conhecimento. O professor, por sua vez, atua como um mediador, guiando suas turmas na trilha do conhecimento.
Mão na massa
Seguindo essa premissa, inicialmente, os alunos formaram pequenos grupos e realizaram uma pesquisa sobre o processo de tratamento da água. Embora já tenham estudado o assunto em séries anteriores, o objetivo agora é outro: investigar alguns conceitos de Química aplicados no processo por meio da construção de uma mini-estação de tratamento, com materiais de baixo custo e fácil acesso, tais como conexões, tubulações em PVC, recipientes plásticos, dentre outros.
Com as pesquisas realizadas, todos se organizaram em grupos maiores e, diante dos materiais fornecidos pelo professor, iniciaram a construção das mini-estações. Entretanto, neste momento, o desafio era grande, pois teriam que juntar as ideias levantadas nas pesquisas com os materiais fornecidos e, o mais importante, realizar o tratamento de uma amostra real de água. As imagens a seguir ilustram parte do processo e as estações finalizadas.
Vale ressaltar que o objetivo da atividade não é tratar a água de modo que seja potável, uma vez que isso envolve também um tratamento microbiológico, mas sim limpá-la, deixando-a límpida, transparente e inodora.
Após terem realizado o tratamento da amostra de água, a etapa seguinte foi elaborar um mapa conceitual sistematizando todo o processo.
Essa foi uma atividade que, além de propiciar ao aluno um papel central no processo de aprendizagem, permitiu que alguns conceitos específicos da Química fossem desenvolvidos, tais como fracionamento dos componentes de uma mistura, reações químicas, acidez e basicidade, dentre outros, fundindo a teoria e a prática.