Metodologias Ativas

Adaptando a metodologia do mundo corporativo para a sala de aula: a Metodologia A3

Uma experiência eficiente de aprendizagem colocou os estudantes do 9º ano em uma vivência fora do convencional

Autoria: Paulo Roberto Andrade de Moraes – professor de Geografia do 9º Ano.

O mundo corporativo busca cada vez mais eficiência e objetividade. Diante desse cenário, diversas metodologias e estratégias são desenvolvidas para a busca de qualidade em menor tempo. Entre essas metodologias, destaca-se a A3, cujo método é estruturado para planejar, acompanhar e comunicar melhorias. É uma página de documento que resume o objetivo, o andamento e os resultados da melhoria realizada ou em realização.

Chama-se A3 pois é elaborada em uma folha A3, e tem como objetivo apresentar os problemas, demandas e possíveis soluções na mesma página, possibilitando a visualização rápida, com o objetivo de resolver da melhor forma, conforme o modelo abaixo:

Analisando essa metodologia, foi possível pensar em como ela funcionaria na sala de aula, realizando as adaptações necessárias. No desenvolvimento do conteúdo sobre globalização, foi proposto aos alunos que, em grupos, elaborassem um A3 sobre os problemas do mundo globalizado. Os temas sugeridos foram:

  • Produção de microchips no mundo;
  • Fast-fashion: consumo e descarte;
  • Consumo e obsolescência programada;
  • Lixo eletrônico;
  • Desemprego estrutural;
  • Desconcentração industrial e suas consequências para os países que perdem e recebem indústrias;
  • Massificação cultural;
  • Eu no mundo globalizado;
  • Conflitos no mundo contemporâneo;
  • Disseminação de fakenews e suas consequências.

Além dessas propostas os alunos ficaram à vontade para sugerir outras, como os conflitos entre EUA e China, conforme sugerido por um grupo, assim como o narcotráfico em nível global, sugerido por outro.

As adaptações necessárias para o uso dessa metodologia em sala de aula substituíram as etapas pelos seguintes critérios: tema, contextualização, objetivo, plano de ação, sugestão de solução e fontes de pesquisa.

A elaboração dessa atividade seguiu três etapas que possibilitaram avaliações em grupo e desenvolvimento individual de cada membro. A primeira delas foi a curadoria sobre as informações pesquisadas, de acordo com o tema de cada grupo. A segunda foi a elaboração do A3 para apresentação, e a terceira etapa foi a apresentação de seu tema para os colegas de sala.

O acompanhamento sistemático dessa atividade possibilitou mensurar habilidades essenciais para os alunos, como objetividade, poder de síntese e de argumentação, além do trabalho em equipe; habilidades que, segundo o Fórum Econômico Mundial, estão no rol das habilidades que serão mais demandadas pelo mercado de trabalho nessa década.

Veja alguns exemplos do material elaborado pelos alunos.

A possibilidade de adaptar metodologias que possuem finalidades diferentes para a educação se mostrou uma atividade muito interessante. Além de desenvolver as habilidades já citadas, os alunos puderam, de certa forma, vivenciar o cotidiano corporativo em que tiveram que expor uma situação, contextualizar e propor soluções, ou seja, vender uma ideia.

Você também pode se interessar