Além dos Muros da Escola, Incentivo à Leitura

Como é bom conversar com uma autora!

Além da leitura de um livro incrivelmente interessante, as turmas do 5º ano tiveram o privilégio de estar em contato direto com a autora. Como não gostar de ler depois de uma experiência assim?!

Autoria: Veronice Leal, professora do 5º ano do Ensino Fundamental

Os dias não são iguais e têm mais emoção quando a leitura faz parte do cotidiano e adentramos no mundo da imaginação. O conhecimento é enriquecido com personagens inusitados, enredo apaixonante, que nos prende do início ao fim, além da possibilidade de contato direto com a brilhante escritora Heloísa Prieto. Tudo isso junto e misturado diariamente acompanhou a leitura de “1001 Fantasmas” no 2º bimestre do 5º ano do Santa Maria.

A empatia e a proximidade com o livro estiveram presentes desde as primeiras páginas. “Afinal, o que o tio Ademar queria com o garoto Vítor ao instalar-se em sua casa?”, perguntavam-se os alunos buscando a resposta em cada carta lida. Sim, o livro é escrito através de cartas, um gênero um pouco distante da tecnologia atual, mas que não diminuiu o interesse nem a expectativa pelos próximos acontecimentos. A própria autora explicou aos alunos o motivo das cartas: porque elas são sigilosas, não dá para hackear. Além disso, ela também estudou a correspondência que existia entre os autores de “Crônicas de Nárnia” e “O Senhor dos Anéis”.

Para estabelecer a conexão entre a história e a autora foi um passo: os alunos quiseram saber mais, buscavam por informações que somente Heloísa, a “criadora” do Vítor, da Ruiva, do Tio Ademar, entre tantos outros personagens, poderia lhes dar. E lá foram eles iniciar uma conversa autônoma com a escritora. Fazíamos a leitura compartilhada ora na aula presencial ora na remota e, durante os intervalos, os alunos escreviam para ela, que lhes respondia e esclarecia suas indagações. Estabelecemos, assim, a verdadeira ação de LER: viajar sem sair do lugar!

Se houve um tempo em que leitores, ao realizar uma leitura, eram um tanto quanto passivos, hoje, eles atuam, opinam, questionam e sugerem aos próprios autores, através das ferramentas virtuais, finais diferentes, novos personagens, mais detalhes do enredo… Ao LER o livro “1001 Fantasmas”, os alunos do 5º ano envolveram-se com a trama, com a escritora e viveram emoções que só um bom livro pode suscitar.

Não satisfeitos, ainda questionaram a escritora sobre a continuação desse trabalho tão encantador ao que, felizmente, Heloísa disse-lhes que, embora a história de “1002 Fantasmas” esteja finalizada, por conta dos problemas atuais, estará disponível apenas em 2022.

Apesar da complexidade do momento que vivemos, o perfil dos novos leitores nos faz acreditar que o entusiasmo por boas histórias, transportar-se a mundos diferentes, viajar sem máscaras de forma segura para enredos longínquos e desafiadores não têm fronteiras nem limites.

Acompanhe aqui as respostas da autora Heloísa Pietro aos alunos do Santa Maria:

Você também pode se interessar
Tags:

Posts similares

Menu