Educação Infantil

Aprendendo a conviver em grupo

Ao se relacionar com seus pares, a criança aprende a desenvolver afetividade, empatia e respeito mútuo.

Autoria: Gisele Costa – Professora do Pré

“Quando as crianças participam de atividades de grupo na educação infantil, elas estão construindo mais do que apenas habilidades acadêmicas. Estão construindo relacionamentos, confiança em si mesmas e um senso de identidade dentro de uma comunidade.”

(Loris Malaguzzi)

Na formação do grupo, a jornada de cada criança se inicia com a exploração de si mesmo. Antes de se relacionar com seus pares, ela mergulha em um mundo de autodescoberta, onde suas emoções, pensamentos e identidade se tornam o ponto de partida desse percurso, dessa “odisseia”.

No entanto, à medida que a criança se abre para o mundo ao seu redor, ela inicia o contato com a riqueza e a complexidade das interações humanas. “Eu, você e nós” representa a essência da formação da turma, onde a criança se conecta com o outro e cada um trazendo consigo algo de si, uma história, uma perspectiva e uma bagagem única. Nesse espaço diverso, a criança aprende a construir relacionamentos afetivos, a compartilhar experiências e a ocupar esse espaço rico de interações.

Na constituição do grupo, a diversidade de opiniões, preferências, experiências e personalidades podem levar a desentendimentos e atritos. Mas, é dentro desse contexto conflituoso que meninas e meninos aprendem a negociar, a resolver problemas e a cultivar a empatia, dessa forma, fortalecendo suas competências socioemocionais e afetivas. Eles  percebem que, mesmo diante das diferenças, é possível construir pontes de compreensão e solidariedade, tolerância e cuidado.

O papel da escola é oferecer um espaço seguro onde as crianças sintam-se livres para expressar seus sentimentos, aprender a lidar com as emoções, tantos suas quanto do outro, e desenvolver um senso de pertencimento e identidade dentro do grupo.

Assim, a formação de grupo é uma jornada desafiante e transformadora, onde a criança navega entre “seu eu e o nós”, entre a individualidade e a coletividade. A escola é um espaço onde a criança pode ser genuinamente ela mesma, ao mesmo tempo em que se conecta e se relaciona com os outros, construindo e fortalecendo laços de amizade, compreensão e respeito mútuo.

Saiba Mais!

Loris Malaguzzi foi um educador italiano conhecido por seu trabalho no desenvolvimento da abordagem educacional Reggio Emilia, que enfatiza o papel ativo das crianças na aprendizagem, a importância da expressão artística e o envolvimento da comunidade na educação das crianças.

Neste sentido, as crianças desempenham um papel ativo na construção do conhecimento e o aprendizado se torna um processo autoconstrutivo. A filosofia educacional de Malaguzzi influenciou práticas pedagógicas em todo o mundo.

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