Mundo da Leitura

Arte à vista: crianças recebem o ilustrador Rubens Matuck em um encontro inusitado

Turmas do 2º ano recebem Rubens Matuck, que fez as ilustrações do livro Rubens, o Semeador; a obra de Ruth Rocha foi inspirada na história do próprio artista plástico, e o encontro com ele foi recheado de boas histórias contadas ao vivo e em cores!

Autoria: Luciana Diniz – Professora do 2º ano do Ensino Fundamental

De um lado, Ruth Rocha, escritora talentosa que sabe contar histórias como ninguém. De outro, Rubens Matuck, artista plástico que encontrou na aquarela um meio de traduzir seu amor pela natureza. Foi nesse clima de “encontros” que recebemos a personagem que inspirou a escritora a escrever uma obra tão linda que encantou os alunos do 2º ano.

A partir da leitura do livro Rubens, o semeador, as turmas tiveram a oportunidade de conhecer a história de um menino que ainda na infância iniciou seu trabalho de plantador de árvores e que, ao crescer, se transformou num incansável estudioso e defensor da natureza. As crianças apreciaram a obra e sua ilustração feita pelo próprio Rubens com suas aquarelas, uma declaração de amor às árvores.

Assim, num encontro mediado pelas professoras, com olhares brilhantes e curiosos e ouvidos atentos, os alunos puderam interagir com o artista e viver uma experiência singular.

Aliás, o artista relatou que, ao participar do livro, juntou duas paixões: pintar com suas belíssimas aquarelas e escrever lindas histórias. O autor nos contou que já escreveu mais de 80 livros e iniciou a pintura aos 15 anos. Disse que a pintura artística foi a formação de uma vida (no mínimo 40 anos) e teve quatro professores que participaram dessa formação: um de pintura, um de desenho, um de gravura e um de aquarela. Rubens relata que para pintar é necessário gostar e estudar muito.

A história de sua vida foi  contada de um jeitinho bem engraçado! Ele mostrou às crianças que existem relações muito valiosas entre a natureza e a pintura. “E tenho uma amiga na minha sala que é a melhor desenhista; ela se chama Anne”, disse Pedro.

Com carinho, o artista foi apresentando seus materiais de trabalho, seu primeiro livro e seu gosto pela poesia.

Outros aprendizados também surgiram… Rubens relatou que sempre sonhou em escrever poesias para as crianças, então resolveu fazer uma coleção de poesias, além de ilustrar todas elas.

Através do livro “O menino do olho d`”água”, o artista nos ensinou o que é uma floresta antropogênica e nos relatou a importância do homem nessa relação com a natureza.

Após a conversa, as crianças foram convidadas a fazer um registro fotográfico com o autor. O encontro foi incrível! Sua resposta deixou todos muito curiosos.

Proporcionar encontros entre alunos, escritores e artistas, vai além do conteúdo do livro, aproxima-os de maravilhosas trocas, conversas e conhecimentos. Os leitores têm a oportunidade de conhecer a história desse artista e sua vida nesse processo de criação e quais as experiências que foram trazidas para dentro de suas obras.

Saiba Mais!

Uma floresta antropogênica é  criada ou modificada pela ação humana, normalmente para atender a necessidades específicas, como a produção de madeira, o fornecimento de combustível ou a conservação do solo. 

As florestas antropogênicas também podem surgir como resultado de mudanças na paisagem provocadas pela ação humana, como o abandono de terras agrícolas que são colonizadas naturalmente por árvores ou outras plantas. 

Você também pode se interessar