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Arte Cinética

Estudantes experimentam o dinamismo na arte e produzem vídeo para apresentar projeto que teve a matemática como parceira nas criações

Autoria: Raquel Guirado – Professora de Artes

Movimento e Dinamismo foram as palavras-chave utilizadas ao longo das aulas do 8° ano para apresentar a arte cinética aos estudantes do Colégio Santa Maria. O cinetismo surge na França, na década de 50, e rompe com o conceito estático da arte. Este movimento artístico vai ganhando forma no olhar e no fazer de um variado leque de artistas, como Julio Le Parc, Abraham Palatnik, Yaacov Agam, Victor Vasarely, entre outros.

Nossos estudantes puderam experimentar o dinamismo na arte, explorando composições cinéticas, inspirados na abstração lírica e geométrica. Para gerar movimento, uma obra pode se apropriar dos mais diferentes elementos visuais, geométricos e, inclusive, da própria ilusão de ótica. O agamógrafo, criado por Yaacov Agam, foi um exemplo de cinetismo experimentado por nossos alunos. Nesta construção, o movimento está no espectador, e a obra vai se transformando conforme o ângulo apresentado, permitindo que uma mesma composição encontre outros olhares, outros pontos de vista.

Outra experimentação cinética foi a construção de mandalas. A mandala é uma representação geométrica ancestral, disseminada em diversas culturas.  Cheia de cores e simbologias, o círculo é convidativo ao movimento e, ao girar, promove uma ação contínua, um movimento harmonioso e dialógico que permite criar identidades visuais.

Para a construção das mandalas tivemos uma parceria entre a matemática e a arte.

No estudo da matemática os alunos puderam aplicar a divisão de ângulos, criação de polígonos e uso da simetria. Com seus conhecimentos geométricos construíram hexagramas e rosáceas, que serviram de base para explorar a criatividade e a integralidade tão presentes na força do círculo.

Explorar a arte à frente de uma construção estática é possibilitar olhar para além do movimento físico, mas enxergar a arte que nos move, que nos faz transitar sob diferentes pontos de vista e nos coloca no papel de construtores de uma nova realidade.

Convidamos você a entrar neste movimento conosco por meio deste vídeo.

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Tags: 8º ano, arte cinética fácil de fazer, ensino fundamental II

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