“Arte Educação” é o tema deste artigo, que revela o quanto o contato com a natureza tem potencial diverso para despertar a criatividade, a sensibilidade e a consciência ambiental
Autoria: Danilo Anzai – Professor de Artes do 1º e do 4º ano do Ensino Fundamental
A Arte Educação é uma forma poderosa de estimular a criatividade, a sensibilidade e o pensamento crítico em indivíduos de todas as idades. Quando unimos essa expressão artística à natureza, o resultado é uma combinação rica, que inspira e conecta as pessoas com o meio ambiente ao seu redor.
Levar a arte para a natureza permite que as crianças explorem suas habilidades e percepções artísticas de uma maneira única. A paisagem natural serve como uma tela em branco, pronta para receber as “pinceladas” da criatividade humana. A interação com a natureza por meio da arte oferece uma série de benefícios.
Esta abordagem proporciona uma oportunidade de “desacelerar” e apreciar os detalhes sutis do ambiente natural. As crianças são incentivadas a observar atentamente a textura das folhas, a harmonia das cores, os padrões nas pedras etc. Essa conexão aumenta a consciência ambiental e a valorização da biodiversidade, tornando-se uma forma efetiva de educação e respeito com a natureza.
Os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental do Santa Maria puderam criar interferências artísticas coletivas na natureza e, ao mesmo tempo, aplicar conhecimentos adquiridos em outro componente, como sequências e padrões na Matemática, para criar Mandalas com elementos naturais.
A produção artística nesse ambiente também estimulou a colaboração e o trabalho em equipe.
Em resumo, a Arte Educação na natureza é uma abordagem poderosa para despertar a criatividade, o amor pela natureza e a consciência ambiental. É uma oportunidade de aprender, conectar-se e se inspirar, proporcionando uma experiência enriquecedora para todos os envolvidos. Que possamos continuar explorando, respeitando e apreciando a beleza da natureza através da lente criativa da arte.