A expressão artística e a Matemática juntas e misturadas.
Autoria: Sergio Seixas, Professor de Artes
Um casamento perfeito! A racionalidade da Matemática e a subjetividade, sensibilidade e as incertezas da Arte se misturam em uma composição de formas, linhas e cores. As “certezas” da Matemática nos lembram os alicerces que todos temos em nossas vidas, nossos pilares de sustentação, nossos pontos de partida; já a Arte nos faz pensar na liberdade que todos temos para escolher e percorrer caminhos, viver experiências, fazer tentativas. E, buscando o equilíbrio entre a racionalidade e a sensibilidade, vivemos nossas vidas mais coloridas, menos coloridas, de maneira vibrante ou monocromática.
Nessas imagens, é possível observar o movimento da vida (a Arte expressa a VIDA!). A exatidão dos polígonos regulares e seus mais ou menos vértices em harmonia com tantos entrelaçamentos de linhas, mais ou menos coloridas que resultam em composições abstratas alegres, divertidas, vibrantes ou monocromáticas. Os processos criativos dos alunos nos mostram como todos somos seres em construção, diversos, múltiplos…são formas IGUAIS, percorrendo diferentes caminhos com multiplicidades de efeitos visuais.
Nesse projeto, iniciado no segundo semestre em parceria com as professoras Fabiana Miranda e Ana Carla Cavalcanti, os alunos entraram em contato com conceitos e construções da Geometria Plana e mergulharam no universo de criação de um artista. Utilizaram base em madeira, pregos e linhas. As tantas, brutas e barulhentas marteladas da sala de aula nos trazem agora um resultado suave, delicado e harmônico.
Aprecie as produções dos alunos do 6º ano!