Educação em Pauta

As sentinelas do 4º ano

Quem são essas “figurinhas” que ajudam a promover a cooperação e a responsabilidade por meio de uma participação colaborativa?

Autoria: Vitor Campos – Professor de Educação Física

Um dos maiores desafios para o professor das séries iniciais do Ensino Fundamental é garantir que seus alunos cumpram com os combinados e zelem pelos colegas e por uma boa dinâmica de aula. Na tentativa de contornar esta dificuldade, nas aulas de Educação Física (EF) do 4º ano, é adotado um método de supervisão por pares, chamado de “sentinelas”.

A cada aula, uma aluna ou um aluno é convidado a ser a sentinela do dia; caso aceite, aquele(a) aluno(a) passa a ter algumas responsabilidades. O objetivo da estratégia é promover um aprendizado por pares, garantindo aos estudantes que possam avaliar e intervir na dinâmica da aula. Como resultado, espera-se que o aluno também faça uma reflexão sobre a sua própria postura em aula, por meio de um diálogo direto com o professor.

As responsabilidades das sentinelas são o acompanhamento da turma para  controlar o trânsito dos alunos na ida e na volta das aulas de EF, servir como exemplo e adotar uma postura responsável e, ao mesmo tempo, respeitosa nas aulas.

Essa metodologia visa auxiliar o professor, buscando fomentar a autocrítica e o desenvolvimento de uma postura mais madura por parte dos estudantes. Ao assumirem essas responsabilidades, eles são confrontados com diferentes comportamentos, incluindo aqueles que eles próprios podem manifestar.

Você também pode se interessar