Quem são essas “figurinhas” que ajudam a promover a cooperação e a responsabilidade por meio de uma participação colaborativa?
Autoria: Vitor Campos – Professor de Educação Física
Um dos maiores desafios para o professor das séries iniciais do Ensino Fundamental é garantir que seus alunos cumpram com os combinados e zelem pelos colegas e por uma boa dinâmica de aula. Na tentativa de contornar esta dificuldade, nas aulas de Educação Física (EF) do 4º ano, é adotado um método de supervisão por pares, chamado de “sentinelas”.
A cada aula, uma aluna ou um aluno é convidado a ser a sentinela do dia; caso aceite, aquele(a) aluno(a) passa a ter algumas responsabilidades. O objetivo da estratégia é promover um aprendizado por pares, garantindo aos estudantes que possam avaliar e intervir na dinâmica da aula. Como resultado, espera-se que o aluno também faça uma reflexão sobre a sua própria postura em aula, por meio de um diálogo direto com o professor.
As responsabilidades das sentinelas são o acompanhamento da turma para controlar o trânsito dos alunos na ida e na volta das aulas de EF, servir como exemplo e adotar uma postura responsável e, ao mesmo tempo, respeitosa nas aulas.
Essa metodologia visa auxiliar o professor, buscando fomentar a autocrítica e o desenvolvimento de uma postura mais madura por parte dos estudantes. Ao assumirem essas responsabilidades, eles são confrontados com diferentes comportamentos, incluindo aqueles que eles próprios podem manifestar.