Atividade Física

Como motivar meu filho a praticar atividades físicas?

O mundo virtual é muito atrativo para crianças, jovens e adolescentes, e a pandemia veio para aumentar ainda mais o tempo de exposição à frente dos aparelhos eletrônicos. Temos aqui dicas para motivar essa turma a colocar o corpo em movimento, ganhando saúde e bons momentos em família.

Autoria – Luiz de Mello Machado Junior, professor de Educação Física do 9º ano do Ensino Fundamental

Atualmente, percebemos um interesse muito grande das crianças e adolescentes pelo mundo virtual. Esse público tem fácil acesso aos aparelhos eletrônicos e isso faz com que muitos fiquem várias horas conectados aos tablets, computadores, celulares, entre outros. Por isso, não tem sido uma tarefa fácil para os pais motivarem os seus filhos a praticarem atividades físicas, sobretudo nesse período de isolamento social que estamos vivendo devido à pandemia.

É indiscutível a importância e os benefícios do exercício físico para o desenvolvimento integral dessas crianças e adolescentes. Os pais, sabendo disso, querem estimular seus filhos a criarem hábitos saudáveis através das práticas corporais. O blog Vida Class destaca dicas interessantes:

  1. Mostre para seu filho a importância de se praticar atividade física. Antes de começar as práticas esportivas, converse com a criança ou adolescente sobre a necessidade que temos de realizar exercícios regularmente. Mostre os pontos positivos, tanto no aspecto físico quanto no cerebral e nas relações interpessoais. Deixe que seu filho reconheça a importância desses atos, assim ele terá uma motivação bem maior para começar.
  2. Pratique exercícios físicos você também. Todos sabemos que as crianças seguem o exemplo dos pais bem mais que suas palavras. Portanto, dê o melhor exemplo que você puder, dessa forma, seja praticante de algum esporte ou exercício. Sempre que possível, convide seu filho a praticar também, porém deixe que ele escolha qual atividade mais gosta e quer realizar.
  1. Faça com que esses momentos sejam agradáveis. Ficar pressionando a criança a praticar determinada atividade só fará com que ela sinta ainda mais desânimo em realizá-la, por isso não a obrigue e nem faça com que esses momentos sejam chatos. Seja qual for o local onde estejam brincando ou se exercitando, converse com seus filhos, dê risadas com eles, aproveite para fortalecer os laços fraternos e ainda os ajude a conhecer e tomar gosto por determinado esporte.
  1. Varie na escolha das brincadeiras ou esportes. Praticar sempre a mesma atividade pode trazer desânimo à criança e fazer com que ela não goste desses momentos. Procure conhecer diferentes exercícios e variar sempre que possível.

O blog mostra ainda algumas sugestões de atividades para pais e filhos praticarem juntos:

– Alongamento: todos sabemos o quão necessário é para nosso corpo se alongar todos os dias, portanto ensine seu pequeno a praticar desde cedo.

– Caminhada ou corrida: para essa atividade você não precisará de nada além de um bom espaço. Seja no quintal de casa ou numa praça perto de vocês, mostre para a criança que essa pode ser uma ótima diversão.

– Gincana em casa: uma forma muito interessante de motivar a criançada a se mexer é criar, em casa mesmo, um circuito de atividades onde vocês precisam realizar todo o percurso. Ele poderá conter exercícios de pular corda, bambolê, corrida de um pé só, entre outros.

– Aulas na academia: se seu filho já está na adolescência e não tem tanto interesse pelas brincadeiras, uma boa dica é praticar alguma aula na academia junto com ele. Pode ser que haja também interesse por lutas, natação, musculação ou outros tipos de práticas corporais.

– Dividir as tarefas da casa também é uma forma de manter o corpo em atividade, criar senso de participação e aumentar o vínculo familiar.

Sabemos que a prática de atividades físicas fortalece o sistema imunológico, aspecto este importante a ser levado em consideração nesses tempos atuais em que vivemos os transtornos do novo coronavírus. Portanto, conscientizar crianças e adolescentes para este fato é fundamental para tirá-los do sedentarismo e também da frente dos computadores. Dessa forma, vale usar a criatividade e buscar alternativas seguras de exercícios físicos, respeitando assim os protocolos que o contexto pandêmico exige.

É preciso vencer a preguiça e começar a praticar uma atividade física regularmente para manter o corpo sempre em movimento. O mais difícil é começar, mas depois será fácil perceber a melhora da disposição.

Fonte: https://blog.vidaclass.com.br/4-maneiras-de-incentivar-os-filhos-a-praticar-atividade-fisica/

Você também pode se interessar
Tags: ,

Posts similares

Menu