+50 (ou -), Atividade Física

Condicionamento físico na maturidade

As restrições impostas pela pandemia nos afastaram de muitas atividades, mas também apresentaram novas possibilidades. A casa agora é o espaço para realizar exercícios e manter o corpo em movimento, necessidade de qualquer faixa etária, principalmente para os mais maduros.

Autoria: Arthur Consiglio Campelo, professor de Educação Física do Ensino Fundamental e do Prisma

Para contribuir com a comunidade, o PRISMA – Centro de Estudos do Colégio Santa Maria organiza o curso Condicionamento Físico na Maturidade, que objetiva promover o condicionamento físico e o nível das habilidades necessárias para o dia a dia.

Sendo o público-alvo adultos e idosos, parcela da população que tende a diminuir a atividade física, espera-se levar motivação para a prática de exercícios, entendendo que permanecer fisicamente ativo é o melhor remédio para combater o sedentarismo. Por fim, o curso incentiva e promove a convivência e o acolhimento por meio das práticas corporais, tratando não só do corpo, mas também da mente.

A nossa casa pode oferecer diferentes espaços de contribuição para se movimentar. Ao receberem as instruções, os alunos realizam exercícios de força com pacotes de alimentos, garrafas de água e até mesmo objetos de decoração. Os exercícios de resistência utilizam as cadeiras e paredes como apoio e o relógio se torna o cronômetro para contagem das repetições. Nunca a casa foi tão modificada para obter benefícios relacionados à prática de atividade física!

Enxergar a evolução e a capacidade de melhora nos alunos é mais um motivo para acreditar que o condicionamento físico está totalmente ligado à saúde. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, saúde é o “estado de completo bem-estar corporal, psíquico e social”, pontos abordados e desenvolvidos durante a aula do Prisma.

Assim, com o passar do tempo, a ideia que existia sobre exercício ser feito somente em espaços convencionais deve ser superada. Independentemente da situação em que vivemos e dos espaços que habitamos, que nos mantenhamos ativos e colhendo os benefícios de todas as práticas!

Você também pode se interessar
Tags:

Posts similares

Menu