Atividade Física

Educação Física na primeira infância não é uma simples brincadeira

Um dos objetivos das aulas do 1º ano do Ensino Fundamental é ensinar a cultura e a ética no esporte; já ouviu falar no jogo Limpa Casa Vôlei??

Autoria: Claudio Natacci – Professor de Educação Física

As aulas de Educação Física no primeiro ano do Ensino Fundamental do Santa Maria proporcionam uma valiosa oportunidade para que as crianças aprendam e ampliem a sua cultura esportiva. Ao aprender os esportes como uma dimensão do jogo, não só desenvolvem a sua motricidade, mas também as habilidades sociais, éticas e emocionais.

A pedagogia do esporte no Santa sugere que todas as crianças vivam uma experiência positiva com o movimento, em aulas em que a diversão e a alegria prevaleçam, ou seja, momentos em que as crianças vivam a plenitude de ser crianças.

Vamos a um exemplo:

No primeiro semestre letivo, as turmas do 1º ano tiveram a oportunidade de vivenciar e aprender o jogo Limpa Casa Vôlei, suas regras, estrutura e funcionamento.

Como o jogo se desenvolve?

Antes de iniciarmos as partidas do “Limpa Casa”, as equipes conversam sobre as regras, suas estratégias de jogo e criam o “grito” do time. Trata-se de um momento em que a crianças se aproximam, expõem suas ideias, escutam uns aos outros e se fortalecem como um grupo.

Durante o jogo, são disponibilizadas várias bolas para que possam realizar o maior número de arremessos, rebatidas, saques por baixo, manchetes e toques, cada um/a do seu jeito, sem o compromisso de acertar ou reproduzir os gestos específicos do vôlei. O desafio está em passar o maior número de bolas por cima da rede, em direção ao campo da outra equipe.

Em alguns momentos, o jogo é paralisado para a contagem das bolas. A equipe que ficar com o número menor de bolas em seu campo, ganha um ponto. Em seguida, o jogo recomeça e várias rodadas são realizadas. A equipe que fizer três pontos, vencer três rodadas “primeiro”, ganha o jogo. As crianças adoram e é pura diversão!

Ao término da partida, as equipes se cumprimentam e agradecem o time adversário, valorizando sua presença, caso contrário o jogo não seria possível, não é mesmo? Valores éticos, como cooperação, empatia, respeito às regras e aos colegas, são reforçados e vivenciados durante o jogo.

Os esportes nas aulas de Educação Física, tratados como jogos, permitem uma conexão entre o “jogar para aprender” e o “aprender para jogar”. O que isso quer dizer? No “aqui e agora”, as crianças aprendem para jogar, vivem no esporte/jogo momentos de diversão e alegria, sem compromisso com o futuro.

Ah, mas elas também jogam para aprender! Isso mesmo! As turmas desenvolvem conhecimentos que levam para a vida. Entre o fazer e o compreender, nascem e se consolidam habilidades da motricidade e da convivência, atitudes de inclusão e valorização das diferenças e dos saberes que envolvem a lógica e a construção de estratégias. No esporte/jogo do Santa, vivemos a educação integral em sua essência, um jeito de fazer educação que aproxima o fazer do saber, do ser e do conviver.

Você também pode se interessar