Atividade Física

Jogos de integração: alegria em movimento

Tradição suspensa por dois anos por causa da pandemia é retomada para promover a interação no Ensino Fundamental II por meio da atividade física.

Autoria: Cleber Teodoro Pereira da Silva, professor de Educação Física do 7º ano do Ensino Fundamental II do Colégio Santa Maria

Para integrar alunos e professores por meio de jogos, esportes e brincadeiras corporais, as turmas do Ensino Fundamental II do Colégio Santa Maria tiveram a oportunidade de participar dos Jogos de Integração, tradição suspensa nos últimos dois anos devido à pandemia.

Fora do ambiente da sala de aula, a atividade favorece o processo de interação com a equipe docente e com estudantes da mesma turma, da mesma série e de outras. O objetivo é unir as pessoas envolvidas, estreitar os laços de confiança e amizade, buscando uma aproximação natural, com alegria e descontração, entre outros benefícios que a atividade física proporciona.

União e descontração

Aquele sábado do final de março amanheceu ensolarado e propício para a prática esportiva, e a ansiedade para o início das atividades era enorme. Os alunos escolheram as modalidades e dividiram-se em grupos. A cooperação, o espírito de equipe e a ajuda mútua contribuíram para que todos pudessem sentir-se acolhidos e integrados.

Tivemos desafios competitivos, inerentes aos jogos, mas o ganhar não era o único objetivo. A ludicidade das atividades, as práticas de cooperação e coletividade, além dos conteúdos abordados e trabalhados nas aulas de Educação Física, foram essenciais para que os alunos realizassem as atividades com dedicação, empenho, alegria e prazer.

A expectativa agora é quanto ao que está por vir. Ao longo do ano, teremos muitos eventos para estimular a prática corporal, por isso: movimente-se!

Você também pode se interessar
Tags:

Posts similares

Menu