Atividade Física

Qualidade de vida e a importância dos hábitos saudáveis

Estudantes que estão prestes a terminar o Ensino Fundamental participam de estudos que aprofundam conhecimentos sobre vida saudável em seus vários aspectos.

Autoria: Luiz de Mello Machado Junior, professor de Educação Física do 9º ano do Colégio Santa Maria.

Atualmente, falar de qualidade de vida é dizer, entre outras coisas, sobre a importância do bem-estar físico, mental, psicológico e emocional do ser humano.

Notamos que no mundo contemporâneo esse assunto se torna cada vez mais importante ser abordado, principalmente entre os adolescentes que estão em plena formação e necessitando de orientação sobre o tema, a fim de alcançar autoestima e hábitos de vida saudável.

Dessa forma, o componente de Educação Física desenvolveu com os alunos do 9º ano um trabalho que consistia na pesquisa e apresentação dessa temática com diferentes abordagens. O objetivo dos seminários era suscitar reflexões sobre sedentarismo, obesidade e maus hábitos alimentares; os impactos do uso de suplementos, drogas e anabolizantes; saúde mental e os benefícios da atividade física; as convergências e divergências dos padrões de beleza e saúde; os distúrbios alimentares como bulimia e anorexia e destacar ainda os benefícios dos hábitos saudáveis como horas de sono, alimentação equilibrada e atividade física regular.

A relação pandemia e exercício também foi lembrada nesses estudos, pois sabemos que a prática de atividades físicas fortalece o sistema imunológico, aspecto  importante a ser levado em consideração nesses tempos atuais em que vivemos os transtornos do novo coronavírus. Conscientizar os adolescentes para este fato é fundamental para tirá-los do sedentarismo e incentivá-los a criarem hábitos saudáveis na sua rotina diária.

Ao longo de todo esse processo de pesquisa e apresentação dos diferentes temas mencionados acima, ficou claro que esses aspectos da cultura corporal do movimento atuam na qualidade de vida das pessoas de forma bastante significativa, não só no que se refere ao físico, mas também nos aspectos mental e socioemocional.

No âmbito, por exemplo, da saúde mental, os alunos destacaram os quadros de ansiedade e depressão que acometem muitas pessoas no mundo contemporâneo e entenderam a importância do exercício físico para minimizar os seus respectivos sintomas. Os demais conteúdos também foram abordados de forma bastante satisfatória, alcançando assim os objetivos desejados. Os alunos puderam aprender de um modo diferente a importância da manutenção da boa saúde.

Por fim, vale dizer o quão importante foi expor esse assunto com os nossos educandos para a aquisição de novos conhecimentos.

Você também pode se interessar
Tags: ,

Posts similares

Menu