Turmas do 4º ano visitam uma fazenda no interior do Estado, conhecem o processo de produção de café e fazem uma imersão na história do Brasil
Autoria: Luciane Menezes – Professora do 4º ano
Ir a um museu e analisar as obras de um determinado movimento artístico; visitar uma estátua e ler a biografia do seu autor; passear por um parque procurando por plantas com características em comum. Unindo teoria e prática, estudar com os alunos fora da escola, permite que os estudantes tenham uma visão mais ampla do mundo à sua volta, utilizando para isso a curiosidade e a exploração dos mais diversos espaços históricos e geográficos.
Os alunos do 4º ano vêm estudando sobre os fatos marcantes da história do Brasil, tanto com relação à formação do povo, como às mudanças no contexto geográfico e a influência da economia do nosso país.
Agora, imagine visitar uma fazenda de café bicentenária! Viajar no tempo até o século 19 e aprender na prática sobre o Brasil Colônia, a época da escravidão, estudar a história do café e as transformações, tanto econômicas quanto sociais, proporcionadas pelo produto! Incrível, você concorda?
Diante deste contexto, os alunos tiveram a oportunidade de imergir em mais de dois séculos de história ao visitarem a Fazenda Nossa Senhora da Conceição. Lá, as crianças vivenciaram todas as etapas do cultivo do café, desde a produção de mudas, a colheita, a lavagem, a secagem, o beneficiamento, a torrefação e a moagem dos grãos. Eles também visitaram o museu do café, a casa sede, a senzala braçal, a senzala doméstica, a capela e a colônia, estabelecendo, assim, uma correlação com a organização do Engenho de cana-de-açúcar que aprenderam recentemente.
Andar pela fazenda despertou interesses e descobertas que só a vivência oferece. Mesmo diante de tantas informações disponíveis na palma da mão, essa ainda é uma das melhores formas de despertar a curiosidade e a atenção dos estudantes, potencializando suas percepções e relações em torno do ambiente em que vivem.