Parecia apenas um trabalho interdisciplinar, com conhecimentos de Inglês, Matemática e o uso de uma ferramenta, mas resultou na reflexão sobre o próprio consumo. E ainda deve render ações concretas desses jovens cidadãos!
Autoria: Cintia Kaori Yokota, professora de Inglês do 7º ano do Ensino Fundamental
O currículo escolar passou por adaptações diante de tantas mudanças que vivemos com a situação pandêmica. É inevitável que as metodologias, abordagens e ferramentas educacionais tenham impactado as salas de aulas no modelo remoto e híbrido que se configurou desde março de 2020.
Diante das novas possibilidades para o ensino e aprendizagem da Língua Inglesa, os alunos do 7º ano do Santa Maria fizeram um projeto sobre hábitos de consumo que, além de trazer reflexões sobre o que possuímos e o que podemos fazer com excessos, também permitiu a instrumentalização de ferramentas como o Google Documentos e Planilhas, que, até então, não eram explorados minuciosamente.
O CLIL (content and language integrated learning), ou seja, o ensino integrado de inglês, possibilita aos alunos desenvolverem uma temática com o uso do idioma. O projeto interdisciplinar com o componente de Matemática forneceu os insights sobre hábitos de consumo de forma mais ampla. Nas aulas de Inglês, fizemos um levantamento dos objetos que os alunos mais possuem em seus ambientes comuns: o principal deles, seu quarto!
Organização de dados
Através do brainstorming (chuva de ideias), cada turma listou itens que classificamos em temas para que a pesquisa quantitativa fosse feita por cada um e depois transformamos em gráficos os dados obtidos nessa investigação. Assim, a instrumentalização do Google Planilhas ocorreu de forma natural nas aulas de Inglês.
O passo seguinte foi fazer uma análise de dados através das informações obtidas. Para isso, os alunos fizeram um relatório seguindo as normas estabelecidas pelos exames internacionais de Cambridge. Como muitos usavam somente recursos básicos do Google Documentos, a exploração de diferentes possibilidades foi desenvolvida ao longo das aulas.
A construção do texto foi feita de forma coletiva para que os alunos compreendessem as especificidades desse gênero, mas os elementos que compõem o relatório foram individuais, assim como as conclusões e as recomendações finais, pois foram frutos de reflexões que surgiram ao longo do projeto.
Conscientização sobre consumo
É interessante observar as reações diversas dos alunos ao longo do projeto, da inquietação ao espanto, ao descobrirem determinadas quantias de certos objetos, assim como o incômodo de ter muito mais do que o necessário de alguns outros pertences. Sem mencionar que os alunos perceberam a riqueza de vocabulário e a presença dos aspectos gramaticais que já conhecem.
O projeto trouxe uma reflexão real sobre o consumismo, pois a observação quantitativa e descritiva traçou um panorama mais empático aos alunos, isso porque muitos pretendem doar o que possuem em excesso ou deixar de comprar algo por um determinado tempo. Decisões que causam um impacto positivo ao nosso meio ambiente e provocam mudanças de comportamento quanto à compra mais consciente, neste processo de formação de cidadania dos estudantes.