Veja como os estudantes da EJA são “provocados” à leitura, por meio de um trabalho que conta com nossos profissionais para momentos de dramatização na Biblioteca Padre Moreau
Autoria: Vitória Andrade – Biblioteca Pe. Moreau
No período noturno, o Colégio Santa Maria abre suas portas para as turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que vão desde os primeiros anos do Ensino Fundamental I até a conclusão do Ensino Médio. Tendo em vista a importância da Biblioteca Pe. Moreau enquanto espaço de convivência e de aprendizado no cotidiano escolar, ela se torna mais um ambiente do colégio que participa da trajetória dos estudantes da EJA, buscando promover múltiplas possibilidades de interação, estudo e divertimento.
Compreendendo como prioridade a formação leitora num sentido amplo, a biblioteca esteve aberta para diversas atividades, como contação de histórias, pesquisas, leitura compartilhada, além de ser lugar até mesmo para apresentações musicais dos alunos.
Para recepcioná-los no início do semestre, a biblioteca recebeu as turmas do Ensino Fundamental I para a contação da história “Três Príncipes e Três Presentes”. Nela, os estudantes foram convocados a participar da narrativa, usando fantasias e encenando os acontecimentos do conto para, posteriormente, debaterem sobre qual final seria mais justo para as personagens. Outras atividades de contação aconteceram ao longo do semestre, reunindo professores, alunos e a equipe da biblioteca, como ocorreu na encenação da fábula “A Cigarra e a Formiga”, que contou tanto com a participação da turma quanto das professoras da 1ª e da 2ª séries. Ouvir histórias é um incentivo à leitura, além de aumentar o repertório cultural, ampliar o vocabulário e proporcionar o contato com diferentes linguagens e gêneros literários.
Nessa perspectiva, a biblioteca funciona como meio para a troca de saberes, portanto, a pesquisa e o contato com o acervo tornam-se aspectos essenciais para a construção do conhecimento. Neste sentido, alunos de diversas turmas e a partir de diferentes disciplinas como Português, Física e História, frequentaram os corredores para elaborarem seus próprios projetos. Além delas, as turmas de alfabetização dos primeiros anos do Fundamental, semanalmente, percorrem as estantes na companhia dos livros e, assim, criam intimidade com o mundo das letras. Todas essas ações cotidianas são muito significativas para trazer vivacidade, tanto ao processo de aprendizado, quanto às obras disponíveis.
Dessa maneira, interação e diversão são partes indispensáveis do ambiente da Biblioteca Pe. Moreau, por isso, nosso objetivo é torná-la um espaço receptivo para intervenções diversas. Um exemplo disso ocorreu durante o ensaio de apresentação musical de um trabalho desenvolvido pela professora de História do Ensino Fundamental II e, posteriormente, na apresentação dos grupos, que cantaram suas músicas autorais num pequeno evento para os colegas, professores e equipe de coordenação do supletivo.
Em resumo, ao longo do semestre foram compartilhadas experiências plurais e enriquecedoras com os estudantes da EJA. A partir disso, alimenta-se, na biblioteca, a perspectiva de sempre se aprimorar a compreensão e o acolhimento às necessidades pedagógicas e humanas de toda nossa comunidade escolar, contribuindo para a formação de leitores de forma plural.