Mundo da Leitura

Biblioteca Padre Moreau depois de 7 meses de inauguração pós-reforma

Aprovada por estudantes e famílias, a nova biblioteca apresenta movimento intenso; seguindo a mesma tendência, Educação Infantil acaba de ganhar um novo espaço de leitura.

Autoria: Alessandra Seidenberger – Departamento de Comunicação do Colégio Santa Maria

Inaugurada há 7 meses, a nova Biblioteca Padre Moreau está bombando! O acervo de 42.718 livros integrados aos espaços ultramodernos ficou bem mais atraente para os estudantes e a tornou um local de muita movimentação, sem a mesma rigidez das bibliotecas dos tempos antigos. Foram mais de seis meses de ampliação e reforma iniciada em julho de 2021, sem deixar de atender aos alunos e famílias, mesmo em meio à pandemia. “Nós decidimos não parar porque eles sentem falta”, explica Tauany Pazini, bibliotecária do Santa Maria.

Foi uma logística bem complexa, mas ao mesmo tempo, um estímulo para que crianças e adolescentes não deixassem o hábito de ler, o que fatalmente teria acontecido se durante a obra em execução as portas da biblioteca tivessem fechado. “Para atender aos pais e estudantes do Ensino Fundamental II, nós pedíamos dois dias para poder buscar os livros na sala que improvisamos com o acervo juvenil. As classes do Fundamental I continuaram com as aulas de biblioteca no espaço onde nós ficamos provisoriamente durante a reforma”, relata Tauany. Outra estratégia que funcionou super bem foi o drive-thru para empréstimos quando o distanciamento social ainda era necessário. Também foram gravadas dezenas de vídeos e criado um canal no YouTube para que as crianças pudessem assistir em casa com a família. Tudo isso foi de extrema importância em um momento que exigiu proatividade dos educadores para que o gosto pela leitura não se perdesse.

PÁGINA VIRADA

Felizmente, entramos em um novo tempo. Ao entrar na Biblioteca atual, a sensação é de que estamos em uma livraria do futuro, integrada com a tecnologia, aconchegante, com seus pufes, poltronas, mezanino, sala de projeção, ambientes com mesas e telas, salas de estudo, deck… As estantes diminuíram de tamanho e ficaram ao alcance das mãos das crianças, que têm a liberdade de pegar o livro que desejarem. O teto de madeira, que antes ninguém reparava e que tem um charme especial, agora está visível.

Como a biblioteca é um organismo vivo, a movimentação atualmente vai além das consultas e empréstimos. Claro que os alunos continuam retirando obras para ler em casa e até mais do que antes, já que a disposição dos títulos ficou mais atraente do que no formato anterior, que apresentava as estantes enfileiradas com prateleiras muito altas. Mas…a origem de toda essa repaginada foi o objetivo claro de tornar a biblioteca um espaço multiuso. O antigo laboratório de informática foi desativado e a tecnologia integrada à biblioteca, onde é possível se conectar por meio dos netbooks disponíveis para fazer pesquisa, atividades, e acompanhar as aulas com os professores, que utilizam o espaço para projetar vídeos, fazer rodas de conversa, contação de histórias e encenação, entre outras possibilidades que garantem aos alunos momentos mais descontraídos e de reflexão, simultaneamente. “A reforma da biblioteca veio na esteira da necessidade do Colégio de criar espaços de aprendizagem modernos e flexíveis, conceitos imprescindíveis às metodologias atuais. Foi com esse mesmo olhar que decidimos criar a sala HUB, o Estúdio e o Espaço Maker, por exemplo”, explica Muriel Alves, gerente do Núcleo de Educação e Tecnologia da Informação (NETi).

A palavra para todo esse movimento é dinamismo. E, para não ignorar a importância de checar todas as fontes de informação, Tauany explica que há um incentivo para que os alunos aprendam a consultar sempre duas fontes. “A gente vem trabalhando com os professores para que essa checagem seja estimulada. Como está tudo integrado, não podemos desconsiderar nem os livros nem a internet”, diz.

A bibliotecária ensinou as crianças a pegar os títulos na estante. “O aluno, hoje, não tem o hábito que nós tínhamos no passado de fazer pesquisa em enciclopédias. Tivemos uma experiência com o 2º ano do Ensino Fundamental separando obras relacionadas a um determinado tema que estava sendo trabalhado em sala de aula; depois que eles consultaram os livros, o conteúdo que não foi encontrado, nós pesquisamos na internet. Esta é a importância de uma parceria que temos desenvolvido com a área pedagógica”, conclui Tauany. Ela também observou bons resultados depois da mudança, como o aumento do interesse pelos alunos do Fundamental II e do Ensino Médio, faixa etária que, normalmente, tem menos hábito de leitura pelo crescimento do uso da tecnologia nos últimos anos.

FAMÍLIAS ANIMADAS

A arquiteta Juliana Proença Comber, mãe de dois alunos do 2º e do 4º ano, começou a frequentar a biblioteca desde quando eles estavam na Educação Infantil, e sentiu a diferença que o novo espaço está fazendo. “Está superconfortável; meus filhos pedem para ir à biblioteca para ler e escolher livros, depois da aula. Muitos pais não sabem que a gente pode retirar livros no nosso nome”, diz. Como arquiteta, Juliana afirma que a reforma superou as expectativas dela. “É um ambiente que a gente entra e não quer sair!” Arthur e Laura, no 4º e no 2º ano respectivamente, mesmo ainda pequenos, estão aproveitando pra valer. Ambos gostam bastante da “casa da árvore”, nome dado pelas crianças para o mezanino. E tem como não gostar?

Juliana Cristina Renda, mãe de uma aluna do 6º ano, é mais uma assídua frequentadora da Biblioteca Padre Moreau. A cada duas semanas ela empresta um livro e mais dois para os filhos: a Rafaela e o Matteo, de apenas 4 anos. Ele, inclusive, ainda não é aluno do Santa Maria, mas já esteve na nova biblioteca inaugurada na Educação Infantil (leia abaixo). “Estava tendo aula na hora que chegamos e ele acabou assistindo, participou da leitura de um livro. Achei lindo o espaço”, diz.

Juliana, que é engenheira química, se diz apaixonada pelo ambiente do Colégio. “Quando entro ali eu esqueço do mundo, e eu falo pra Rafa que se pudesse, usaria o espaço da biblioteca para vir trabalhar! Está super convidativa, ficou muito legal a disposição dos livros, o conforto, o apelo visual também porque estimula a criança a entrar e participar desse mundo da leitura”, explica.

TURMAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL TAMBÉM GANHAM UM NOVO ESPAÇO

Inaugurada no início de outubro, a nova biblioteca das turmas da Educação Infantil ao 1º ano, no prédio Menino Jesus, já está fazendo sucesso entre as crianças. A foto abaixo demonstra a expectativa delas.

Uma sala ampla e ambientes integrados permitem às crianças se apropriar do espaço e ganhar mais interesse pelas histórias contadas nos livros. “Nós fazemos contação de história e atividades lúdicas para incentivar a leitura. Antes tínhamos duas salas pequenas. Eles escolhiam os livros em uma e iam para a contação de história na outra. Agora eles visualizam melhor os títulos e fazem mais atividades, até porque temos mais recursos audiovisuais. Eles exploram melhor o ambiente, e é como se o livro fosse um brinquedo, ou seja, é tão importante quanto”, explica Danielle C. de Souza, professora da biblioteca no período regular e no integral.

A professora Elizabeth B. Marques, que atende as turmas do Jardim I ao 1º ano, já sentiu a repercussão nas classes. “Eles têm orgulho de mostrar para a família. A gente percebe a felicidade que eles ficam. Com a redistribuição dos títulos, as crianças têm a impressão de que a quantidade aumentou. Elas falam isso pra nós: ‘nossa, tem mais livros agora’, conta a educadora, que no contato próximo com as turmas, ouve coisas do tipo: “agora, sim, é uma biblioteca!”

A perspectiva é de aumentar o acervo para que as professoras polivalentes possam fazer suas pesquisas também. Sem contar que está em votação um nome para este novo espaço! Quem se habilita??

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