Curso eletivo do Novo Ensino Médio, “Corpo Humano, Genética e Bioética” traz ferramentas para a aprendizagem prática dos alunos; utilizando o próprio corpo, além de tintas e pincéis, esta turma multisseriada aprofundou o estudo da anatomia humana
Autoria: Leandro Marcio Pereira – Professor da Eletiva Corpo Humano, Genética e Bioética
A compreensão e os estudos da anatomia humana sempre foi um tabu nas escolas, pois, no passado, as pesquisas eram limitadas a livros, atlas e modelos anatômicos artificiais, o que gerava pouco interesse pelos alunos. Neste sentido, novas metodologias ativas estão emergindo como ferramentas de ensino-aprendizagem, tendo como foco a mobilização do estudante na participação e na colaboração do processo educacional.
Uma das ferramentas para o “protagonismo” estudantil nos estudos de anatomia humana é a técnica de Body Painting, que, por meio de desenhos corporais, permite a análise de inúmeras estruturas, como ossos, músculos, vasos sanguíneos, nervos e órgãos, utilizando o próprio corpo como modelo de estudo. Sendo assim, com o objetivo de ampliar o conhecimento e promover o protagonismo (o estudante como principal agente de sua aprendizagem), estudantes da 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio trabalharam com técnicas de Body Painting na unidade eletiva Corpo Humano, Genética e Bioética.
Para o desenvolvimento da técnica de Body Painting, os estudantes começaram com uma fase teórica, com aulas sobre posição corporal, anatomia dos ossos, ligamentos, articulações e músculos. Esta etapa inicial envolveu a leitura e análise de artigos acadêmicos, assim como atlas de anatomia humana, permitindo aos alunos uma compreensão teórica sólida sobre o corpo humano.
Após esta imersão teórica, os estudantes avançaram para a fase prática.
Equipados com tintas corporais e pincéis, os alunos utilizaram seus próprios corpos para representar as posições e características anatômicas de cada estrutura.
Durante essa prática, foram seguidos critérios para garantir a precisão anatômica, como a correta localização dos ossos, os pontos de articulação e as inserções musculares.
A utilização da técnica de Body Painting proporcionou aos estudantes inúmeros benefícios significativos. Primeiramente, essa abordagem facilitou o desenvolvimento e aprimoramento da capacidade de aprendizagem por intermédio da arte. Além disso, contribuiu para uma compreensão mais profunda e detalhada do conteúdo relacionado à anatomia humana. Essa técnica também despertou o interesse e engajamento das turmas, contribuindo para fixar e aprofundar conceitos importantes abordados no curso. Dessa forma, o Body Painting se destacou como uma ferramenta excepcional, capaz de desenvolver diferentes habilidades dos estudantes, promovendo a ampliação do conhecimento de maneira integrada e eficaz.