Atividade Física

Resgate de antigas brincadeiras para a construção de habilidades socioemocionais

Quem não conhece Corrida do Ovo e Barra Manteiga? Duas brincadeiras tradicionais e bem divertidas que trouxeram uma série de experiências para as crianças do 4º e do 5º ano

Autoria: Fernanda Rezende e Luciane Menezes – Professoras do 5º e do 4º ano

A educadora Raquel Franzim, do Instituto Alana, faz a seguinte afirmação: “as crianças não apenas brincam, mas são potentes enquanto brincam e, mais do que uma ferramenta de aprendizado, o ato de brincar é uma revelação de linguagens humanas com um significado próprio da infância”.

Aqui no Colégio Santa Maria, as relações interpessoais são desenvolvidas também por meio do brincar. Durante o recreio, as turmas do 4º ano e do 5º ano foram convidadas a vivenciar algumas brincadeiras, de certa forma “adormecidas” por vivermos em uma época de maior uso das tecnologias para o entretenimento.

Acreditamos no importante papel da Educação de apresentar às crianças novas possibilidades de interação e aprendizado coletivo. Demos início a essa vivência com as brincadeiras Barra Manteiga e Corrida do Ovo.  Além de mexer o corpo, brincadeiras como essas trabalham elaboração de estratégias, atenção, concentração, senso de equipe, cooperação e competição. Nessa faixa etária (9 e 10 anos) sentimento de frustração, satisfação e competição podem surgir, mas o que vimos com esta experiência foi um clima maior de cooperação do que de competitividade!

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) aponta que exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação é uma competência que aborda o desenvolvimento social da criança e do jovem, promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos. Nesse sentido, a nossa intenção pedagógica é eleger brincadeiras que trabalhem as emoções e estimulem a empatia, a criatividade e as relações sociais positivas, ampliando assim, as habilidades socioemocionais dos nossos alunos e alunas.

Buscamos fomentar, além de novos aprendizados e amadurecimento emocional, a construção de valores e práticas de uma cultura que tem como propósito a paz e a convivência amistosa.

Pedro Martini, do 5º ano, disse que foi muito divertido poder brincar com a turma da irmã, que está no 4º ano, e que gostou das brincadeiras; entretanto, ele achou que na brincadeira da barra-manteiga as escolhas poderiam ter sido mais equilibradas, pois, segundo ele, “algumas pessoas foram escolhidas mais de uma vez e outras, apenas uma”.

Já Marcelo e Murilo contaram que, apesar de também gostarem do futebol no recreio, foi muito legal conhecer as brincadeiras e se aproximarem dos alunos do 4º ano. Na hora da saída, algumas crianças do 4º ano trocaram a correria frenética do pega-pega pela correria estratégica do barra-manteiga, pois, como disseram Nicole, Helena e Manuela, “aprender novas formas de brincar e de se organizar faz com que a espera pelos pais fique mais divertida”.

Para nós, educadoras, foi emocionante ver as crianças ansiosas para o horário do recreio, e muito gratificante perceber seus olhares curiosos para aprender cada brincadeira. Além dessas sensações, esta vivência nos convoca a olhar com mais seriedade a importância da brincadeira na infância, e nos desperta para as potencialidades desenvolvidas nas brincadeiras coletivas durante o recreio. E mesmo entre as crianças maiores, elas podem ser uma ferramenta importante de aprendizado, de construção de identidades e de relações.

Saiba Mais

O objetivo do jogo Barra Manteiga é “voltar ao seu time sem ter sido pego”. Um dos participantes vai até o grupo adversário e bate, de leve, nas mãos de todas as crianças dizendo: “barra manteiga”. Minha mãe mandou bater nesta daqui: 1, 2, 3”. Ao terminar a frase, bate mais forte na mão do colega e corre para o seu campo. Se for pego, passa para a outra equipe e a brincadeira recomeça com o outro grupo. Ganha a equipe que ficar com maior número de crianças.

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