Inglês lúdico e eficaz na infância; a música é um dos diversos instrumentos usados para a aprendizagem das crianças do 1º ano
Autoria: Sabrina Paiva Yoshikawa – Professora de Inglês
O uso de jogos e brincadeiras orais no ensino da Língua Inglesa é uma grande potência do processo de ensino-aprendizagem. As brincadeiras orais permitem o uso da língua em seu aspecto sociocultural. Por estarmos no campo da experiência do brincar, a apropriação do novo conhecimento ocorre de forma natural e respeitosa, pois as crianças aprendem e se comunicam brincando.
Existem muitas brincadeiras orais que podem ser utilizadas no ensino de inglês e é interessante apresentar essa variedade para as crianças: trava-línguas (tongue twister), rimas, músicas usadas para pular corda, entre outras.
Nessas propostas, optamos pelas músicas que acompanham as brincadeiras de bater palma (hand claps), por fazer parte do interesse da faixa etária.
Além de desenvolverem a pronúncia, as músicas ampliam o vocabulário, a compreensão da língua e se apresentam como um recurso que aproxima as crianças de uma língua que antes era “estrangeira” para elas.
Nessa aula, utilizamos a música Lemonade que foi apresentada para crianças por meio de um vídeo feito por estudantes da mesma idade. Em um segundo momento, fizeram o registro escrito da letra da música para levarem essa nova brincadeira para outros espaços, criando seu acervo pessoal.
A partir do momento que uma segunda língua é usada para brincar, ela já foi aceita e está sendo apropriada pelas crianças, e assim, passa a ser parte de sua cultura, ou seja, de uma cultura global. Esse é o nosso objetivo!