Alunos criaram campanha de combate ao bullying e cyberbullying voltada à comunidade escolar.
Autoria: Maria Carolina Biscaia, professora de Língua Portuguesa do 7º ano do Colégio Santa Maria
Você conhece alguém que vive ou já viveu situações de bullying ou cyberbullying? Nos dias atuais, esta infeliz prática tem atingido e afligido, a cada dia, um número maior de crianças e adolescentes. A utilização acentuada das redes sociais tem causado o aumento de processos difamatórios e de intrigas que resultam em um terrível sentimento nos jovens: a tristeza.
Tocadas por esta situação e conscientes de que este tipo de prática precisa parar, as turmas do 7º ano do Santa Maria desenvolveram o projeto “Bullying, vamos falar de cidadania!”, que teve como proposta, em uma de suas etapas, a criação de uma grande campanha de combate ao bullying e cyberbullying junto aos estudantes da instituição.
O processo de composição da atividade possibilitou a reflexão sobre atos e ações que são cometidos no dia a dia e que muitas vezes, de maneira intencional ou não, causam dor e tristeza. Foi possível refletir e, em alguma medida, propor mudanças, pois um dos focos principais da campanha era o da conscientização e do encorajamento daqueles que estão passando por alguma experiência de bullying.
A campanha buscou dar voz e escuta a todos os envolvidos, para que eles pudessem falar sobre seus sentimentos e amarguras. Como bem relata um dos cartazes feitos pelos alunos, as feridas podem ser curadas, mas nem sempre palavras ditas com desprezo e maldade são fáceis de serem superadas e esquecidas. Precisamos juntos e em coro dizer não ao bullying!
Os cartazes a seguir são produções dos alunos do 7º ano/2021 na plataforma Canva.