A competição realizada pelas turmas do 4º ano foi uma estratégia divertida para aprimorar a precisão de cálculos e o envolvimento dos estudantes
Autoria: Gabriela Bocuto – Professora do 4º ano
A Matemática é um componente fundamental no currículo escolar que, muitas vezes, é percebida como desafiadora pelos alunos do Ensino Fundamental. Promover o interesse e o envolvimento dos estudantes nessa matéria é essencial para o desenvolvimento de habilidades matemáticas sólidas.
A experiência que tivemos de um campeonato de matemática realizado com alunos do 4º ano, demonstrou como essa abordagem lúdica pode melhorar a precisão de cálculos, incentivar o estudo diário e envolver os alunos de maneira significativa na direção do processo de aprendizagem.
O campeonato foi concebido como uma competição mista entre os alunos de todas as turmas da série, e envolveu questões de matemática de diferentes níveis de dificuldade, abrangendo tópicos do currículo do 4º ano. As questões foram elaboradas de forma a desafiar os alunos, mas também a permitir que eles aplicassem conceitos aprendidos em sala de aula.
O campeonato foi dividido em várias rodadas e a expectativa dos resultados e desempenho era nítida em todos nossos alunos que vibravam com as pontuações que eram expostas no mural com dia e hora marcada.
Além disso, foi incentivada a colaboração entre os estudantes; aqueles que demonstraram o exercício da coletividade e cooperação, também receberam a função de monitores de estudo – um movimento de inspiração e reconhecimento.
Resultados observados
- Melhora na precisão de cálculos: Impacto significativo na precisão dos cálculos dos alunos. À medida que competiam entre si e resolviam problemas desafiadores, eles se tornaram mais confiantes em suas habilidades matemáticas. Os erros diminuíram e a precisão nos cálculos aumentou notavelmente.
- Estudo diário estimulado: Para se destacarem no campeonato, os alunos começaram a estudar matemática com mais regularidade. A competição serviu como um incentivo para revisar conceitos e praticar problemas diariamente. Isso demonstra como o estímulo à prática regular pode melhorar o desempenho acadêmico.
- Envolvimento dos alunos: Maior participação e envolvimento no processo de aprendizagem. Os alunos se mostraram mais motivados para explorar tópicos matemáticos além do currículo obrigatório, demonstrando um interesse genuíno pelo componente.
- Plano de ação docente: No decorrer das rodadas, o campeonato e seus resultados estiveram a serviço da equipe docente para recalcular rotas do planejamento, atribuindo maior ênfase a habilidades ainda instáveis de aquisição.
O campeonato de matemática foi uma estratégia eficaz para melhorar a precisão de cálculos, incentivar o estudo diário e envolver os alunos do 4º ano no processo de aprendizagem. Os resultados positivos observados indicam que abordagens lúdicas e competitivas podem desempenhar um papel crucial no fortalecimento das habilidades matemáticas dos alunos e na promoção do entusiasmo pela Matemática.