Durante as aulas de Biblioteca, alunas e alunos do 5º ano escrevem cartas e gravam vídeo com diversos apelos pelo nosso planeta
Autoria: Danielle Souza – Biblioteca Padre Moreau
A Biblioteca escolar tem como objetivo principal apoiar, incentivar e fortalecer o projeto pedagógico da escola. Ao ofertar diferentes práticas leitoras, valoriza a leitura literária em seu cotidiano, promove acesso ao conhecimento disponível nos livros e o domínio crítico da linguagem entre os alunos.
Visando alcançar esses objetivos, as “Aulas de Biblioteca” do Colégio Santa Maria, que fazem parte da grade curricular da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I, são preparadas pela equipe da Biblioteca Pe. Moreau em parceria com a equipe pedagógica do colégio.
Durante as aulas são realizadas contações de histórias, apresentações teatrais e jogos simbólicos, a fim de despertar o interesse pela leitura, trabalhar a expressão oral, exercitar a criatividade e a imaginação. Além disso, em diversas ocasiões, as histórias apresentadas possuem temas importantes para a formação social do(a) aluno(a), provocam questionamentos e debates nas turmas.
Um exemplo de história com essa temática é o livro “Carta aos líderes do mundo”, de Flavia Lins e Silva e Maria Inês Almeida, o qual foi contado para as turmas do 5º ano. O livro traz a história de Sofia, uma garota de doze anos que, aflita com os desafios pelos quais o planeta passa, decide escrever uma carta aos líderes do mundo. Ela sabe que são muitos os problemas que podem ter levado o mundo à “UTI”, mas, como uma sonhadora que é, apresenta soluções que podem minimizar a situação. Carta aos líderes do mundo se propõe a dar voz às crianças que sabem que a Terra grita por socorro.
Seguindo o conselho da personagem, – “não ouçam apenas os adultos ou aqueles que querem manter tudo como está. Ouçam também as crianças” – os estudantes dividiram-se em grupos e fizeram cartas pedindo atenção para alguns problemas que observam no mundo, como: fome, falta de moradia, poluição, educação e maus-tratos aos animais. Após a escrita das cartas, meninas e meninos gravaram este vídeo narrando os pedidos feitos aos líderes.
Importante ressaltar aqui o desenvolvimento social dos alunos por meio da leitura e da escrita, e como essas ferramentas auxiliam na formação de cidadãos críticos, participativos, conscientes e atuantes na sociedade.