Metodologias Ativas

Ciência, Lógica e Arte: o que têm a ver?

Estudantes do 6º ano descobrem os segredos das teias alimentares em uma aventura divertida de criação de um jogo

Autoria: Simei Ribeiro de Souza – Professor de Ciências

O que você acha de um jogo que envolve conceitos de lógica, arte e ciências? Apesar de parecer uma grande confusão, os alunos do 6º ano mostraram que essa mistura tinha tudo para dar certo. Durante o primeiro bimestre, eles foram desafiados a criar um jogo com base em um tema que vêm aprendendo desde o 4º ano: o fluxo energético em cadeias e teias alimentares.

Calma, a gente explica: todos os seres estão interligados entre si por meio de relações alimentares que promovem a transferência de energia. Assim, uma árvore produz seu próprio alimento, enquanto seus frutos permitem a sobrevivência de pássaros, que, por sua vez, servem de fonte energética para outros seres e assim por diante.

Gabriel Corrêa e Cauê Cotrin

Enquanto nos anos anteriores esses conceitos são esboçados, no 6º ano chega a hora de aprofundá-los, ou seja, entender o que realmente significam essas relações alimentares e como são fundamentais para manutenção da vida no nosso planeta – lembrando que cada um de nós também está inserido numa grande teia alimentar. E nada melhor que a prática para aprofundar e solidificar um conhecimento.

Com o desafio em mãos, os alunos, em duplas, partiram para a primeira fase do projeto: a pesquisa. Armados com seus Chromebooks, eles foram atrás dos seres que mais geravam interesse, desde representantes da fauna e da flora aquática, passando pela brasileira, até seres existentes na savana africana. Leões, jacarés, capivaras, peixes e diversas espécies de aves se embaralhavam em cima de cada uma das mesas de trabalho.

 

Pedro e Lucca – 6E

Utilizando uma grande cartolina como base, chegava a hora de selecionar os seres que mantinham entre si uma relação de alimentação. Enquanto alguns eram descartados, outros novos precisaram ser acrescentados para que todo o fluxo fizesse sentido. Depois desse trabalho árduo de escolha, uma média de 30 seres passaram a compor a seleção de cada dupla. Para aqueles que precisaram de uma inspiração a mais, foram apresentados os trabalhos feitos pela turma de 2022.

Enrico e Maria Elena – 6F

Com o tabuleiro e as peças prontas, só faltavam as dicas que iriam conduzir o jogador no desafio de completar cada uma das teias alimentares criadas. Ajudar a descobrir quem eram os seres produtores, todos os consumidores e quem foram os escolhidos como representantes dos decompositores não foi tarefa fácil, pois as dicas precisavam ser suficientes para completar o tabuleiro, mas não poderiam facilitar demais a vida do jogador, afinal, é um desafio!       Só para ter certeza de que não faltou (ou sobrou) nenhuma dica, os alunos fizeram a prova final: trocaram os jogos entre si para que outras duplas pudessem testá-los e conferir se algum ajuste ainda precisaria ser feito. E pronto. Depois desse longo processo, o jogo finalmente estava concluído!

Maria e Giovanna – 6A

A elaboração desse projeto só pôde ser possível pelos conceitos aplicados estarem bastante sólidos para os alunos. Embora seja um aprendizado acumulado, pelo menos nos últimos três anos, não se trata de um tema simples, pois além do conteúdo passado em classe, os alunos também tiveram que pesquisar hábitos alimentares de diversos seres e estabelecer conexões entre eles. E a maior parte dos alunos mostrou estar “fera” no assunto! Dá para ver, pelas imagens acima…

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