Novo Projeto de Cineclube traz ao Santa Maria experiência de ir ao cinema e debater filme com colegas e professores.
Autoria: Fernando Herculani, Lucas Marchezin, Luís Branco e Rodrigo Valente – Professores de História do Colégio Santa Maria.
Reproduzir a experiência de ir ao cinema contando com a possibilidade de assistir ao filme com os seus amigos de escola, e ainda realizar ao final um debate sobre ele com professores e outros colegas. Essa é a proposta do novo Cineclube de Ciências Humanas do Ensino Fundamental II, que realizou as suas sessões inaugurais nesse primeiro semestre de 2022.
O Cineclube tem caráter pedagógico, mas também lúdico e cultural. As obras escolhidas estão ligadas ao currículo das Ciências Humanas e a temas da atualidade. O projeto também é uma boa possibilidade de uma maior integração e troca de experiências entre alunos e professores do Ensino Fundamental II. As sessões são gratuitas e estão sendo realizadas uma vez por mês, no período da tarde, no auditório.
A sessão de estreia do Cineclube aconteceu em 8 de março, Dia Internacional da Mulher, com o filme As Sufragistas (2015), obra que retrata a história da luta das mulheres britânicas pelo direito ao voto no início do século XX. A sessão, realizada para alunas e alunos dos 8ºs e 9ºs anos, ainda contou com a participação especial do Coletivo Girl’s Up – Santa Sororidade, formado por estudantes do Ensino Médio.
Para contemplar os estudantes dos 6ºs e 7ºs anos, a obra cinematográfica escolhida para a segunda sessão foi De Volta Para o Futuro (1985). Clássico dos anos 80, o pressuposto do filme de que seria possível viajar no tempo é um “prato cheio” para os debates da História. Além disso, o longa metragem costuma ser um dos filmes favoritos dos adolescentes nessa faixa etária.
A última sessão desse semestre de estreia do Cineclube apresentou o filme Raça (2016), que retrata a história de Jesse Owens, o atleta negro dos Estados Unidos que conquistou quatro medalhas de ouro no atletismo nas Olimpíadas de Berlim 1936, realizadas em plena Alemanha Nazista. Por apresentar a segregação racial nos Estados Unidos e o nazismo na Alemanha, o longa é uma ótima referência para a realização de debates sobre o racismo, como era a proposta.
Entre as obras que já estão sendo pensadas para as sessões do segundo semestre de 2022 estão Xingu, Forrest Gump, Bohemian Rhapsody, entre outras. Nosso desejo é que o Cineclube de Ciências Humanas tenha vida longa no Santa Maria e que cumpra o papel de fazer seus alunos gostarem cada vez mais da Sétima Arte.