Metodologias Ativas

ComCiência: Química e Sociedade

Turmas do Ensino Médio colocam a mão na massa no Espaço Maker e criam soluções sustentáveis depois de um estudo sobre os efeitos da radiação.

Autoria: Mauricio Rodrigues – Professor de Química e da eletiva ComCiÊncia

O Novo Ensino Médio do Santa Maria oferece a unidade curricular “ComCiência: Química e Sociedade”, uma eletiva que reúne alunos das três séries e tem como objetivo debater temas contemporâneos sobre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente, de tal forma que o estudante compreenda e faça uso das informações químicas básicas necessárias para a sua participação efetiva na sociedade tecnológica em que vive.

Ao longo do primeiro semestre de 2022, as(os) alunas(os), foram convidadas (os) a participar do Projeto Radiação, que tem por objetivo proporcionar às (aos) estudantes um processo investigativo por meio do qual possam conceituar o fenômeno da radiação e reconhecer situações do cotidiano para serem resolvidas com a sua utilização, bem como analisar os possíveis riscos decorrentes da aplicação de diferentes tipos de radiação.

Ao longo das etapas deste projeto, as (os) estudantes foram se apropriando dos conceitos relacionados ao tema e problematizando uma situação do cotidiano que poderia ser resolvida com a aplicação do conhecimento adquirido a fim de trazer alguma contribuição para o dia a dia.

Este percurso desmistificou a radiação como apenas um produto de acidentes nucleares e foi possibilitando a exploração de conceitos da Química Nuclear e Radioatividade, e a aproximação das (dos) estudantes com a análise de situações-problema reais que possam ser resolvidas ou minimizadas com a aplicação da radiação.

Nas etapas seguintes a turma foi desafiada a construir um protótipo para a resolução das questões trazidas pelas próprias equipes.  Para o desenvolvimento destes protótipos, recorremos ao uso intensivo do Espaço Maker, onde foi possível “colocar a mão na massa”, enfrentando e propondo soluções para cada desafio surgido durante a construção do protótipo.

Muitas habilidades colocadas à prova

Diferentes projetos foram propostos, como por exemplo, o desenvolvimento de totens para recarregar celulares utilizando a radiação solar, um dispositivo para verificar o ponto ideal de cozimento do ovo, um detector de focos de incêndio, um detector para avisar o vazamento de gás GLP em uma cozinha, e assim por diante.

Por meio de temas como a química do consumidor, poluição, medicamentos, drogas lícitas e ilícitas, mulheres na Ciência, entre outros, serão desenvolvidos projetos de pesquisa, seminários e debates, objetivando a formação, a reflexão e a tomada de decisões que influenciam diretamente na sociedade em que estamos inseridos.

As propostas colocadas pelas equipes e o engajamento das (dos) estudantes no processo estão permitindo vivenciar diferentes formas de aprendizado, por meio do fazer, da iniciativa criadora, da curiosidade científica, do espírito crítico reflexivo, da capacidade para autoavaliação, da cooperação para o trabalho em equipe, do senso de responsabilidade, da ética e sensibilidade na assistência, além de obter e consolidar os conhecimentos relativos ao assunto. Dessa forma, acredito que estamos dando mais um passo para e educação e o desenvolvimento de diferentes habilidades necessárias ao estudante do século XXI.

Nas próximas semanas você vai poder assistir a um vídeo, aqui no Portal, sobre alguns dos projetos que alunas e alunos desenvolveram no Espaço Maker!

Você também pode se interessar