É na hora da convivência que os conflitos aparecem, você concorda? Este artigo mostra os caminhos que adotamos com as crianças menores que, muitas vezes, têm o primeiro contato com seus pares no ambiente escolar.
Autoria: Karina Rodrigues – Professora do Jardim I
Há dois anos no Colégio Santa Maria começamos a receber crianças a partir de dois anos de idade. Esse início da escolaridade é um marco para todos os que estão envolvidos neste processo. É uma fase repleta de sentimentos, novidades e expectativas do “como será”! Como será o acolhimento, a nova rotina familiar, a integração com os amigos?
Quando falamos de interação, estamos falando de algo puro, verdadeiro e repleto de vínculos, aprendizagens e descobertas. A escola é, em alguns casos, o primeiro contato da criança com outras da mesma idade; a riqueza dessa interação proporciona trocas, falas, olhares, cumplicidade, negociação, disputas e conflitos.
Disputar o brinquedo, o espaço, o colo dos professores… É a partir desses momentos que a criança constrói princípios de empatia, colaboração e generosidade.
Mas como ajudá-las nessa convivência?
O ambiente educativo proporciona o desenvolvimento cognitivo e socioemocional – palavras muito ouvidas nos tempos atuais. Como diz a *Base Nacional Curricular da Educação Infantil (BNCC), “é na interação com os pares e com adultos que as crianças vão constituindo um modo próprio de agir, sentir e pensar, e vão descobrindo que existem outros modos de vida, pessoas diferentes, com outros pontos de vista.”
Nós, educadores do Santa Maria, valorizamos as relações e entendemos que a partir delas as crianças aprendem as diferentes formas de ser e pensar. Nós acolhemos os pequenos, assim como os seus sentimentos, e incentivamos a convivência “nas vivências”. Zelamos pelo espaço em que as crianças estão reunidas para brincar, aprender, explorar, vivenciar, se expressar e experimentar a vida.
A escola é um lugar de vida! Um lugar seguro, gentil, respeitoso e bem cuidado. E nesse ambiente, ajudamos as crianças a desenvolverem habilidades para resolverem problemas e conflitos de maneira construtiva, a expressarem sentimentos de forma saudável e a entenderem o impacto de suas ações nos outros.
E é nesse ambiente que elas desenvolvem valores como: cooperação, gentileza, generosidade e solidariedade. Onde a confiança mútua ganha espaço para ser vivida, as relações saudáveis estão presentes e, com muito acolhimento e afeto, a criança vive, aprende, se desenvolve e cresce.
*Saiba Mais!
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é o documento que define os objetivos de aprendizagem em diversas áreas do conhecimento, e orienta os currículos das escolas públicas e privadas em todo o país, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.