Conectar significa unir, ligar, fazer conexão. Com a internet, este não é um problema para crianças e adolescentes deste século, mas o ambiente virtual guarda outros desafios que vêm sendo decifrados no Ensino Fundamental I.
Autoria: Luciane Chiochetti, professora do 5º ano do Colégio Santa Maria.
Como reconhecer quando as notícias são tendenciosas, falsas ou verdadeiras, ou transmitir informações e expressar opiniões respeitando o outro? Estudantes do 5º ano do Colégio Santa Maria descobriram como fazer tudo isso de maneira divertida e motivadora. Afinal, para eles, as metodologias ativas, como aulas online, ferramentas digitais, aprendizagem baseada em projetos e gamificação, ajudam e facilitam o aprendizado.
Criar um site
Aguçados e desejosos por produzir conteúdo e dizer o que pensam, os alunos do 5º ano G tiveram como proposta a criação de um site com a finalidade de ser um portfólio de trabalho do grupo. O espaço mobilizou e repertoriou a turma toda em busca de noticiar/compartilhar suas aprendizagens por meio da investigação.
Durante o processo de pesquisa, os alunos eram incentivados a serem atemporais. Dessa forma, navegar pela internet tornou-se um desafio muito maior no que diz respeito a sair dos sites frequentemente usados, para explorarem interesses e não apenas manchetes.
Olhar aprofundado e crítico
Foram muitos os aprendizados! Nossos alunos perceberam que o tipo de notícia muda, de acordo com o veículo de comunicação. Em todos os momentos, prevaleceram o respeito e a criticidade em relação ao processo de escrita, ao compartilhamento de informações fundamentadas, à preservação ao direito de imagem e/ou de criação. Na observação do entorno, foram para além do superficial, tudo passou a ser objeto de estudo e pesquisa, para que pudesse ser publicado, desde entretenimento, ciência curiosa, história oculta, dicas de filmes, séries ou livros.
Compreender que a internet colabora, viabiliza e está a favor do processo de aprendizagem foi fator determinante para o sucesso do projeto. E faça como eles: conecte-se!