Turmas da Educação Infantil iniciam uma campanha de restauração de brinquedos e estendem o desafio para os alunos do Ensino Fundamental. Tudo começou na Semana da Páscoa com o mote da Campanha da Fraternidade, cujo tema é a Amizade Social.
Autoria: Equipe pedagógica da Educação Infantil
Nossa escolha para o tema deste artigo foi trazer a importância das “parcerias”, o encontro com pessoas que nos mostram que podemos crer que é possível “suspender” o tempo do relógio e desacelerar para olhar com encantamento os marcos da celebração da “Páscoa da Amizade”: um período que envolve as crianças e as famílias num compromisso marcado pela Cultura do Encontro e a certeza de que “a amizade começa pelo ato de brincar”.
É exatamente isso: no ano de 2024 as relações sociais, as aprendizagens, e os vínculos afetivos estarão relacionados à…
“Amizade, esse sentimento de estima entre as pessoas, um dom de Deus, um fenômeno humano universal, que nasce da livre oferta de si mesmo para abrir-se ao mistério do outro. É um caminho de humanização e de renovação das relações fraternas, que nos permite EXISTIR e VIVER com a responsabilidade e o compromisso de transformar a própria vida e a vida do outro”. (Campanha da Fraternidade)
Como um convite para transformar a própria vida e a vida do outro, optamos por “viver” uma campanha diferente: a arrecadação de brinquedos. Convidadas e convocadas por Roseane, avó de Daniel e Cecília – alunos das turmas da tarde – decidimos participar da coleta de brinquedos danificados e em desuso, com o compromisso de restaurar todos eles para serem doados às crianças do Amparo Maternal, Inserção Social e Orfanato da Igreja de São Judas.
E o que significa toda essa ação para as crianças pequenas?
antes e depois dos brinquedos restaurados
antes e depois dos brinquedos restaurados
Significa assumir um compromisso generoso, solidário, cuidadoso e empático com o próximo, com crianças que, assim como nós, do Colégio Santa Maria, devem ter assegurado o poder de BRINCAR, o que é direito da infância.
As brincadeiras aproximam, humanizam e, como diz Renata Meirelles, “brincar como forma de fazer poesia e nos contar quem são, o que sentem, o que vivem, seus medos, seus potenciais, suas preferências e suas limitações.”
Esta campanha se estende da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental. As crianças do Infantil, Jardim I, Jardim II e Pré estão visitando as turmas maiores – 1º ao 5º ano – “os grandes”, como eles dizem, para convidá-los e convocá-los a participarem deste momento de doação como uma “missão”. Ao mesmo tempo, os pequenos estão promovendo a “cultura do encontro” ao olhar de uma forma singular e humana para a questão do desperdício e do consumismo, valorizando o reaproveitamento e a amizade que pode surgir desta ação.
Aperte o play e veja o que as nossas crianças prepararam!
Saiba Mais:
Renata Meirelles é autora do livro “Giramundo e outros brinquedos e brincadeiras dos meninos do Brasil”, vencedor do Prêmio Jabuti de 2008. A escritora é codiretora de diversos curtas-metragens e do documentário “Território do Brincar”.