Estudantes do 6º ano fizeram parte de uma ação de conscientização no colégio. Trazemos também uma entrevista sobre a prevenção e os cuidados no jardim do Santa Maria.
Autoria: Beatriz Pontes Araújo – Professora de Ciências; Vídeo: Alessandra Seidenberger – Departamento de Comunicação do CSM
A dengue é uma doença transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti, um tipo de pernilongo. A fêmea precisa de sangue para garantir a sua desova, o que requer muita energia do seu organismo. O Aedes Aegypti também transmite febre amarela, chikungunya e zika.
Por ser uma doença que está atingindo as cinco regiões do país com estatísticas muito elevadas, a Dengue já é considerada epidêmica. Os dados são preocupantes, pois só em 2023 o país já havia batido o recorde histórico de casos.
Ao verem as manchetes nos jornais e a ausência de produtos de ação repelente nas estantes das lojas, alguns alunos me perguntavam: “Professora, o que é dengue? A melhor oportunidade para conversarmos sobre a doença surgiu exatamente quando um professor do 6º ano a contraiu.
Conscientização
Fizemos uma proposta para que os alunos produzissem uma publicação em redes sociais ou um cartaz em papel para a conscientização da comunidade interna e externa à escola. Muitos ficaram animados, pois alterando a temática que estava sendo abordada, os (as) estudantes viram sentido na produção de algo informativo e “diferente”.
Exemplo de um dos trabalhos digitais:
Os cartazes deveriam conter informações conceituais da doença, prevenção e tratamento, já que não há vacinas disponíveis para toda a população. Uma lista de links de reportagens de portais como, Ciência Hoje das Crianças, Jornal Joca, Superinteressante e Brasil Escola, foram anexados à atividade para que eles tivessem fontes confiáveis e já disponíveis para organizarem as informações no trabalho. Para aqueles que tinham escolhido a publicação em rede social, disponibilizamos um modelo para ser copiado no Canva, uma plataforma de design gráfico para diversos tipos de recursos visuais.
Os alunos gostaram muito do trabalho! Os trabalhos em papel foram divulgados nos corredores da escola para que a comunidade pudesse se informar ou até se lembrar da importância da prevenção e dos cuidados com o mosquito.
Você conhece o Jurandir, nosso jardineiro?
Aperte o play e veja o que ele diz sobre os cuidados com as áreas verdes do Colégio.