Projeto empreendedor que desafiou estudantes do 9º ano a criar empresas fictícias dentro do conceito das startups e com princípios sustentáveis, terá nova edição em 2023
Autoria: Adriana Massucci Machado – Professora de Matemática do 9º ano
Tudo começou após uma reflexão sobre o projeto de série do 9º ano, que tem como tema Ser Íntegro: cultura, economia e natureza no cuidado com a “Casa Comum”.
Como juntar tudo isso num único projeto, um único trabalho que fosse capaz de provocar os alunos e fazê-los refletir sobre vários princípios e atitudes que causam impacto na sociedade, no nosso mundo, na nossa casa, que é comum, e precisa do cuidado de todos?
Ao ponderar tudo isso, surgiu, em uma conversa com os profissionais do Núcleo de Educação e Tecnologia da Informação (NETi), a ideia de “construir” uma empresa cheia de propósitos e que contemplasse valores que o Santa Maria acredita e defende. Surgiu, então, o Santa Under 16: um desafio dado aos estudantes de transformar iniciativas empreendedoras em empresas para compor a lista das grandes seis Startups Unicórnios do Colégio. O desafio foi apresentar projetos que apresentassem soluções inovadoras, ousadas, criativas e sustentáveis.
No início, os alunos tiveram que ler textos, pesquisar, ouvir entrevistas com CEOs de grandes empresas para compreender conceitos como Startup, ESG (Environmental, Social and Governance), dentre outros. Conceitos que estão em evidência nos dias de hoje e que carregam consigo o respeito ao outro, a si mesmos e à Casa Comum. Tudo foi feito de modo interativo, gamificado, cheio de desafios onde estes jovens empreendedores puderam explorar sua criatividade, capacidade de inovação e juntos, transformar, fazer a diferença!
Mas…criar uma empresa a partir do zero…que grande desafio esse, não é mesmo? Sem falar em conceitos como missão, visão e valores que também precisaram ser apropriados e desenvolvidos por estes jovens e suas empresas. Escrever sobre isso os fez pensar sobre o que essas palavras significam e o quanto devem estar alinhadas ao tipo de produto, ideia e/ou solução que a empresa propõe, além do seu impacto no meio ambiente e na sociedade.
Após muitos encontros, discussões e concessões, cada uma das turmas tinha um produto e uma empresa que a representasse. A partir daí foi definido o escopo de trabalho, no qual tornaram-se mais evidentes as exigências aos nossos jovens empreendedores.
De modo similar a uma empresa nos dias de hoje, as Startups dos nossos alunos foram compostas por departamentos como: recursos humanos, diretoria, produção, financeiro, marketing e web designers. Nossos jovens foram convidados a explorar habilidades que vão além de uma aula de matemática: criar e alinhar estratégias que viabilizassem a elaboração do produto escolhido, assim como o funcionamento da empresa seguindo os padrões do ESG. Vale destacar que coube à Diretoria a responsabilidade pela interação entre os departamentos e a unidade dos trabalhos. Afinal, a empresa era de todos.
Um projeto desafiador como este contou ainda com o apoio de outras áreas do conhecimento, como por exemplo, as aulas de Arte, onde os alunos exploraram ainda mais a criatividade ao elaborar o nome e o logotipo da empresa: esquema de cores, fontes e tantos outros conceitos foram trabalhados em conjunto com as demais propostas e atividades.
Por fim, após alguns meses de trabalho duro, as etapas de projeto foram concluídas. As empresas estavam estruturadas e todas as informações foram compiladas em sites para que fossem divulgadas as seis startups do Santa. Ainda restava um desafio: as empresas deveriam ser apresentadas para investidores. Era necessário mostrar a relevância destes produtos para a sociedade de modo a cativar investidores para conquistar o Desafio Santa Under 16 – 2022.
E foi numa versão adaptada de Shark Tank, organizado pela equipe do NETi, que nossos jovens empreendedores deram um verdadeiro show, mostrando desenvoltura para responder a todos os questionamentos dos investidores, tanto em português como em inglês. Nesse dia, eles não estavam ali como alunos; eram cidadãos preocupados com o mundo em que vivem e dispostos a encarar o desafio de se expor e colocar suas ideias e soluções de modo a evidenciar que são capazes de contribuir de maneira propositiva com a Casa Comum.
Quanto a mim, deixo registrada minha gratidão tanto aos alunos, que foram verdadeiros gigantes, quanto à toda a equipe do Santa Maria. O projeto foi grande e desafiador do começo ao fim; quando trabalhamos de modo colaborativo, os resultados superam nossas expectativas, e toda ansiedade decorrente do processo de construção dá lugar à alegria e satisfação do dever cumprido.
Que venha o Desafio Santa Under 16 – 2023!