Crianças aprendem a solidariedade de uma maneira prática
Autoria: Graciela de Lima Dagnolo – Professora do 2º ano do Ensino Fundamental
Atitudes sustentáveis vão muito além de apagar as luzes ao sair de um ambiente e de fechar a torneira enquanto se escova os dentes.
Os alunos do 2º ano discutiram ao longo do 3º bimestre que a sustentabilidade pode ser vivenciada de várias formas, inclusive na campanha de arrecadação de brinquedos usados: “Quando uma roupa não serve mais para mim, minha mãe separa para as minhas primas. A mesma coisa pode ser com os brinquedos!”, esclareceu Tarsila.
A doação de brinquedos usados para crianças que não têm condições de comprar seus próprios brinquedos é uma forma de estimular a solidariedade. Além de fazer a alegria de quem vai recebê-los, contribui para o desenvolvimento emocional das crianças.
Em aula, conversamos que ao praticar a doação, na hora de separar os brinquedos, podemos pensar na felicidade e no sentimento de gratidão das crianças que os receberão. “Um brinquedo que está dentro do meu armário faz tempo pode fazer outra criança muito feliz e ela pode brincar muito mais! Eu não vou ficar triste em doar, pelo contrário!”, refletiu Giovana.
Quando a doação é estimulada desde cedo, as crianças aprendem a pensar no outro e a serem mais solidárias, de forma natural e espontânea. Além disso, fazer boas ações para os outros pode ajudar a aumentar a autoestima e fazer com que as crianças se sintam relevantes ao ajudar os necessitados. Sem contar que elas se tornam mais desapegadas de bens materiais.
A professora Daniela Caltran, de Artes, que atua em trabalho voluntário na Zona Sul de São Paulo desde o início da pandemia, e viu muitas famílias em situação de vulnerabilidade e crianças não assistidas, explica como acontece todo o processo, desde a arrecadação até a entrega dos brinquedos: “Primeiro é feita uma triagem minuciosa, separando os brinquedos por faixa etária e condição geral. Todos devem estar em bom estado e limpos. As bonecas sem roupinha precisam de voluntários que façam essas peças; os jogos têm que estar completos também, com todas as peças e, se possível, com as regras. Depois, colocamos em embrulhos transparentes para que as crianças possam escolher aquilo que querem ganhar”.
Brinquedos embalados
Jogos conferidos
“Eu sei que ao doar, estou fazendo um ato de bondade”, completou Sophia.
A bondade é um ato adquirido através do hábito. Desde bem pequenas, as crianças precisam de exemplos de como interagir com os outros de maneira mais gentil e empática para se tornarem adultos mais tolerantes e generosos. As crianças se colocam no lugar dos outros, exibem comportamentos positivos e aprendem a se relacionar com seus irmãos de maneira mais sutil e focada.
Quando uma criança doa um brinquedo, ela está saindo de um estágio e entrando em outro. Os brinquedos são ferramentas que elas usam para praticar habilidades e vivenciar experiências que as treinarão para o que a vida tem a oferecer.
Bonecas ganham roupas novas
Este ano, meninas e meninos dos 2os e 3os anos se empenharam na Campanha “Quem doa brinquedos, recebe sorrisos” para o Dia das Crianças. O saldo foi tão positivo que mais de uma instituição foi beneficiada. Ao saberem disso, nossas alunas e alunos já começaram a se mobilizar para a próxima campanha:
“Se foi bom ganhar no Dia das Crianças, acho que eles ficarão muito felizes também no Natal!”, adiantou Sophia.