Projeto com as turmas do 4º ano buscou referências na história e nas composições dos “jovens de Liverpool” e envolveu até conceitos de Matemática. Imagine o que aconteceu…
Autoria: Adriana Francato, professora de Música do 4º ano do Ensino Fundamental do Colégio Santa Maria
“Alguém conhece esta música?”
As respostas foram diversas: “Sim, eu já ouvi…”; “É dos Beatles, minha avó tem a coleção completa”; “Minha mãe adora essa música. Ela se chama Yellow Submarine… We all live in yellow submarine, yellow submarine, yellow submarine…”
Foi assim que iniciamos o projeto interdisciplinar que envolveu Música, Inglês, Artes, Matemática e Dança com o 4º ano do Ensino Fundamental. Os alunos aprenderam a tocar a melodia de “Yellow Submarine” na flauta, estudaram a compreensão da letra, a pronúncia correta dos vocábulos e o canto da música.
E ainda teve mais: estudaram a biografia da banda, que foi formada por jovens estudantes de Liverpool, na Inglaterra. Assim souberam que, entre 1967 e 1968, os Beatles fizeram uma viagem à Índia e ficaram profundamente impactados pela música daquele país. Nesse momento, o grupo fez uma comparação entre a métrica da música ocidental (medida) e a métrica da música indiana (mais livre) e um paralelo com durações temporais, conceitos que estavam sendo estudados em Matemática.
Ainda com relação à percepção temporal, as turmas vivenciaram corporalmente a criação de movimentos inspirados na obra de Rudof Laban (artista explorado nas aulas de Artes) por meio de uma raga indiana de Davi Shankar e de “Lucy in the sky with diamonds”, dos Beatles. Com estas composições, foi possível comparar a influência da música indiana na criação de texturas e de diferentes timbres nas canções dos Beatles.
O trabalho foi encerrado com a criação de uma pequena composição realizada pelos alunos, inspirada na criação de texturas sonoras (diferenças de timbres, distorções sonoras) observadas na obra dos Beatles.
Este projeto mostrou-se muito prazeroso e envolvente, pois a interdisciplinaridade aconteceu de maneira orgânica e natural, estimulando cada vez mais os alunos a estabelecerem relações entre diferentes culturas e áreas do conhecimento.