Educação de Jovens e Adultos

Educação de Jovens e Adultos promove mutirão para doação de sangue e testes de visão

O evento contou com a participação da ONG Amor se Doa, entidade dedicada a projetos voluntários em todo o país

Autoria: Alessandra Seidenberger – Departamento de Comunicação do Colégio Santa Maria

Foi um sábado movimentado no Santa Maria com duas ações de cidadania promovidas pela Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Colégio: o mutirão para doação de sangue e o mutirão da visão.

Alunos da EJA e seus familiares, professores e funcionários participaram do evento, que contou com o apoio da ONG Amor se Doa, vinculada ao Rotary Taiwan. No total, foram 140 inscritos para doação de sangue.

Maria Cecília Ferraiol entre as voluntárias

No prédio Santa Terezinha, foi organizada uma estrutura com profissionais de saúde para a triagem dos doadores de sangue. “Nem todos podem doar. O médico avalia as condições clínicas de cada pessoa que se inscreveu. Nós faremos uma campanha anual”, disse Maria Cecília Ferraiol, diretora da EJA do Santa Maria. Depois da captação de sangue, o material foi para o *Hemocentro São Lucas.

O evento contou também com a participação do Diretor do Escritório Econômico e Cultural da cidade de Taipei, Kuang Jong Fong (posição equivalente à de Cônsul de Taiwan).

Equipe de voluntárias e Kuang Jong Fong

“Cada bolsa de sangue pode beneficiar até quatro pessoas”, explicou Fanny Chu, diretora financeira da ONG Amor se Doa.

“Eu tinha medo [do procedimento], mas meu irmão me incentivou”, conta Vitória Corrêa, que trabalha há nove anos no Santa Maria.

Vitória Corrêa

Adepta desta ação voluntária, Denise Linheira, funcionária do Colégio há mais de 20 anos, se inscreveu e conseguiu fazer a doação. “Eu gosto de doar. Já me preparei durante a semana com suco de couve e de beterraba, me alimentei bem para ter uma qualidade melhor no meu sangue”, concluiu.

Denise Linheira

VISÃO PARA TODOS

Simultaneamente, no prédio São José, havia outra movimentação da comunidade do Santa para os testes de acuidade visual. Foram 400 pessoas inscritas, tanto aquelas que já usam óculos, como quem ainda não utiliza.

“Quem não usa óculos, mas no exame é confirmada a necessidade, ganha a armação com as lentes corretivas”, explica Maria Cecília, que contabilizou 329 óculos e lentes doados no mutirão.

“Entre 20 e 30 dias, todas as pessoas beneficiadas já estarão de óculos novos, até mesmo aqueles que precisam usar lentes multifocais”, explica Lilian C. Gomes, secretária da EJA.

É o caso de Teresinha de Jesus Marinho, 64 anos, aluna da EJA desde as séries iniciais. “Eu amo esta escola. Voltei a estudar depois de 50 anos. Pensei que não fosse acompanhar, mas eu estou muito bem”! A estudante do Ensino Médio, que já usa óculos há muitos anos, vai precisar fazer a troca das lentes para hipermetropia e astigmatismo.

Saiba Mais!

Amor se Doa é uma organização não governamental fundada há seis anos por uma grupo de empresários taiwaneses que fazem parcerias com escolas, hospitais e shopping centers para campanhas de doação de sangue em todo o país. A entidade também atua em outros projetos sociais com arrecadação de roupas e alimentos.

Associação de natureza privada, o Hemocentro São Lucas foi fundado em 1972 por um grupo de profissionais que buscavam o aprimoramento em Hematologia e Hemoterapia. Especializado em medicina transfusional do Brasil, atende hospitais na Capital e na Grande São Paulo, incluindo Guarulhos, Osasco, ABC, Santos e Franco da Rocha, além do Estado do Rio de Janeiro.

Você também pode se interessar