Educação de Jovens e Adultos, Incentivo à Leitura

A leitura em tempos de pandemia

Na contramão do que vinha acontecendo com o mercado editorial brasileiro, houve um aumento na venda de livros durante a pandemia. Com as medidas impostas pela necessidade de combate ao Coronavírus, ficamos mais tempo em casa e o livro tornou-se um bom amigo. A prática também foi incentivada na EJA do Santa Maria.

Autoria: Priscila Ferrari, coordenadora da EJA – Educação de Jovens e Adultos.

O livro tem desempenhado um papel importantíssimo nessa nova fase ao ser o amigo inseparável de muitas pessoas. Com o amigo-livro nas mãos, o leitor se liberta das amarras impostas pelo isolamento social e ganha a liberdade de volta, pode viajar para terras bem longínquas, viver o esplendor de uma grande festa, ser herói ou vilão por alguns instantes, acompanhar outros dramas, aprendendo a ser empáticos, esquecendo um pouco as dores que assolam o mundo.

E o prazer de saborear as páginas de um livro novo não é o único que temos com essa experiência. Ao nos depararmos com um catálogo virtual para a escolha de um “novo amigo”, começa uma relação de desejo e expectativa: qual deles escolher? Será que vai demorar? A ansiedade e a vontade de começar essa relação de amizade aumentam a alegria e a felicidade de recebê-lo. A chegada, o primeiro contato, o cheiro de novo, quantos desejos e sensações são despertos nesse momento.

A leitura que nos une

São muitos os benefícios que a leitura pode trazer em momentos de crise, como o que temos enfrentado. E diante de tudo isso, a EJA do Colégio Santa Maria, mesmo durante o período de suspensão de aulas presenciais, proporcionou aos estudantes do Ensino Fundamental II a possibilidade de levar para casa um amigo-livro. Qual será o livro que a professora escolheu? Posso ficar o tempo que for preciso? Será que vou entender e gostar da história?  Mais uma vez a relação de desejo e expectativa era criada. Inúmeras foram as histórias lidas, lugares visitados e experiências vivenciadas.

E no retorno às aulas presenciais, foi o amigo-livro que acompanhou os estudantes de volta à sala. Que alegria agora poder comentar com os colegas e trocar as experiências que as leituras trouxeram durante o ensino remoto!

Os mais lidos

Que a amizade com o livro seja um dos grandes legados da pandemia! É o desejo de uma profissional da Educação, mas sobretudo de uma leitora que acredita no poder e na força da leitura. E você, teve um amigo-livro durante a pandemia? Se estiver precisando de indicações, inspire-se na lista dos mais lidos na EJA:

  1. 1984 (George Orwell)
  2. Ensaio Sobre a Cegueira (José Saramago)
  3. A Peste (Albert Camus)
  4. O Conto da Aia (Margaret Atwood)
  5. Admirável Mundo Novo (Aldous Huxley)
Você também pode se interessar
Tags: , ,

Posts similares

Menu