Educação de Jovens e Adultos

Ah, a matemática!

Aprendizagens com números fazem parte do cotidiano de todos nós, inclusive têm ajudado estudantes da EJA na interação nesses tempos de ensino a distância.

Autoria: João Domingos Cavallaro Júnior, professor de Matemática da EJA

“A Matemática é o alfabeto com o qual Deus escreveu o universo” – Galileu Galilei

Quanto trabalho! Ultimamente quase não dorme, pois incontáveis são os desafios e sua aplicabilidade nessa complexa sociedade contemporânea. Quantas situações cotidianas para equacionar e obter bons resultados.

Ufa! Felizmente, ainda que modestamente, a Matemática tem concedido as respostas tão necessárias e aguardadas pela sociedade. Nunca imaginei que a valiosa Matemática vivenciaria novamente uma pandemia e enfrentaria cenário mundial tremendamente caótico…

Presenciamos o valor da Matemática desde a Pré-História até os dias de hoje. Na atualidade, mais do que nunca, governantes, pesquisadores, médicos e inúmeras autoridades debruçam-se cotidianamente em análises de séries, movimentos e dados matemáticos para indicar caminhos e orientar a humanidade nas descobertas e nas tomadas de decisão contra os horrores concretizados pela COVID-19.

A Matemática sempre esteve a serviço da vida, validando-se e reinventando-se para superar dificuldades individuais e coletivas. A Matemática adentrou e instalou-se nos mais variados lugarejos do nosso planeta, inclusive nas residências dos alunos da Educação de Jovens e Adultos do Colégio Santa Maria, proporcionando momentos únicos de interação, trocas de experiências e aprendizagens.

O uso contínuo dos meios tecnológicos, essenciais para o desenvolvimento das aulas e resolução das atividades, possibilitou à Matemática reinventar-se e proporcionou aos alunos uma zona de segurança e de diálogo democrático com o professor e, assim, facilitou o processo de ensino e aprendizagem.

Você também pode se interessar
Tags:

Posts similares

Menu