Educação de Jovens e Adultos

Tecnologia que auxilia na alfabetização

Tablets são utilizados na aprendizagem da leitura e escrita de adultos, mas benefício representa também a alfabetização digital para esses estudantes.

Autoria: Rosilene Moutinho Arriola, professora da Educação de Jovens e Adultos do Colégio Santa Maria

A alfabetização demanda o desenvolvimento de várias habilidades, por isso diferentes estratégias são necessárias para que todos possam avançar no processo de escrita e leitura. Então, por que não buscar ajuda nos dispositivos tecnológicos? O universo da tecnologia pode auxiliar aqueles que têm pressa em enxergar o mundo letrado ao seu redor.

Com esse desafio, iniciamos um trabalho nas turmas do 1º e 2º ano da Educação de Jovens e Adultos do Colégio Santa Maria. Uma vez por semana, todos ligam os tablets, buscam um atalho na tela ou apontam as câmeras para o código QR fixado na lousa e entram em jogos que abrangem diferentes áreas do conhecimento. Esses games são elaborados sem imagens infantilizadas e abordam palavras e assuntos que pertencem à rotina dos alunos.

Para jogar no tablet, uma gama de habilidades é acionada: atenção, interação, memória, raciocínio lógico, planejamento, tomada de decisões e seleção visual, entre outras igualmente valiosas para que ocorra a aprendizagem. Os jogos envolvem os alunos e os deixam mais focados e despertos: a empolgação diante do aparelho espanta o sono e ameniza o cansaço de um longo dia de trabalho.

Duplo benefício

Os jogos digitais diferem dos que poderiam ser feitos de maneira impressa ou com outros objetos na sala de aula porque eles possibilitam aos alunos jogadores serem “alfabetizados” também no mundo digital, presente na vida cotidiana. Assim, aprenderam a ler um QR Code, baixar aplicativos e estão começando a descobrir os benefícios que o bom uso dos recursos tecnológicos pode oferecer. É o primeiro passo para uma inclusão digital: saber usar a tecnologia.

Essas turmas foram perdendo o medo de lidar com o tablet e hoje aguardam ansiosamente pelo dia da aula. Os links dos jogos são compartilhados no grupo do WhatsApp e os alunos podem continuar a jogar através do celular, ampliando os conhecimentos necessários para a aquisição da leitura e da escrita.

Você também pode se interessar
Tags:

Posts similares

Menu