Educação em Pauta

9º ano do Colégio Santa Maria inicia um processo de transição para o Ensino Médio com visitas monitoradas

A primeira ação deste projeto foi colocar a mão na massa no laboratório de Química, que oferece estrutura de ponta para diversos tipos de experimentos  

Autoria: Alessandra Seidenberger – Departamento de Comunicação do Colégio Santa Maria

O projeto de série do 9º ano no Colégio Santa Maria trata de Projeto de Vida. É justamente nesta fase da vida escolar – último ano do Ensino Fundamental – que famílias e estudantes começam a pensar na “transição” para o Ensino Médio.

“Neste momento, é natural que os alunos estejam na expectativa para vivenciar o Ensino Médio, já que nós temos um prédio exclusivo para o segmento aqui no Santa Maria. Nós estamos lançando mão deste projeto no qual estão programadas diversas atividades com os alunos para que eles já comecem a vivenciar situações e a ter experiências diversas que farão parte do cotidiano deles a partir do ano que vem”, explica Wallace Marante, coordenador pedagógico do 9º ano.

A última etapa da educação básica traz novos desafios, como a busca por mais conhecimento e autonomia, além de muitas expectativas e novidades: currículos (regular e flexível), professores, espaços etc.

É neste cenário que as turmas do 9º ano, junto com o professor Samuel N. Paiva, de Ciências Naturais, estiveram no laboratório de Química. Foi uma experiência inédita e, ao mesmo tempo, muito produtiva para os adolescentes, que quebraram algumas barreiras.

“Nós fizemos a manipulação de reagentes químicos com os alunos e a verificação de mudança de cor, por exemplo”, conta o professor Samuel. “Fiquei bastante satisfeito com esta experiência porque eles saíram do laboratório perguntando quando a gente ia voltar”, diz o educador.

Aperte o play e veja um dos momentos captados pelo professor com algumas alunas.

 

Joana D’Angelis, 14 anos, esteve na visita ao Ensino Médio. Até então, ela só tinha estado no prédio Santa Cruz para comprar material e uniforme. “Está sendo muito empolgante. Estava todo mundo muito animado e curioso pra ver, tanto o prédio novo, quanto o laboratório”.

E o que ela achou dessa visita? “O laboratório é muito bom, muito grande e tem muito material. Os dois auxiliares que estavam ali com a gente ficavam sempre muito atentos. Foi muito tranquilo por causa da ajuda deles, que mediavam a toda hora, foi muito bom”, diz Joana.

Química para os fortes!

Querido pelas turmas do Ensino Médio e por muitos ex-alunos que já estão na universidade, Maurício Rodrigues, professor de Química, deu boas-vindas às futuras turmas da 1ª série. Formado pela Universidade Federal de São Carlos, o educador garante que o laboratório do Santa Maria está acima da média, comparando até mesmo com o que existe no ensino superior.

“Algumas faculdades particulares não têm os equipamentos que nós temos aqui no Santa Maria, e que nos permitem fazer experiências que são publicadas até mesmo em revistas científicas”, conta Maurício. “Quando a gente fala de sabores e moléculas, o laboratório do CSM permite determinar a concentração de açúcar em diversos alimentos, por exemplo”.

Além de lecionar Química para a 1ª e a 3ª série no Santa Maria, o professor Maurício ministra o curso Sabores e Moléculas, do Itinerário das Eletivas.

Continuidade

Ao longo deste ano, outros momentos como estes relatados aqui, serão explorados em outras áreas e espaços do Ensino Médio para que esta transição aconteça da melhor maneira possível e traga boas perspectivas durante toda a trajetória dos nossos alunos aqui no Santa, até o ingresso no ensino superior.

Você também pode se interessar
Tags: 9º ensino fundamental anos finais, ensino fundamental II, transição do 9º ano para o ensino médio

Posts similares