Educação em Pauta

A Páscoa de todos nós!

Como o 1º ano do Ensino Fundamental comemorou a Páscoa antecipadamente com o plantio de sementes e a partilha do pão.

Autoria: Alessandra Seidenberger – Departamento de Comunicação do Colégio Santa Maria

Comemorar a Páscoa pode ser mais do que distribuir ovos de chocolate e se confraternizar em família. Nesta segunda-feira, aqui no Santa Maria, as turmas do 1º ano saíram à caça dos ovos de chocolate, mas antes do feriado, durante duas semanas, as classes tiveram experiências que deram um outro significado a este momento do ano.

Palavras especiais, como gentileza, diálogo, união, amor e amizade ganharam mais destaque e foram trabalhadas de diversas formas para que as crianças compreendessem o valor da vida. O que é ser gentil? Precisamos conversar… mas como esse diálogo acontece no dia a dia?

“Aprendi muita coisa legal! Que a gente precisa dividir as coisas com os amigos, dividir o pão igual Jesus fez, e que a gente tem que brincar com todo mundo, não brigar e dar apoio”, disse Anna Clara Schwengber Corrêa, do 1º ano B.

Plantar uma semente gera um fruto, uma “vida nova”. E foi o que as crianças fizeram, plantando sementes de temperos nas jardineiras do Colégio. Na quarta-feira, ao final da aula, cada uma delas levou para casa uma semente de girassol, que simboliza a luz do sol, a vivacidade e a alegria.

“A gente não planta só as sementes das plantas, mas a gente pode plantar atitudes boas também” (Anna Clara).

“A gente não invalida o que as crianças trazem, o que elas aprendem em casa, mas mostramos o real sentido da Páscoa. O coelho e os ovos também têm um sentido de vida nova; mas…e dentro de nós? O que podemos fazer para ter essa nova vida?”, alerta Rita Lázaro, orientadora pedagógica do 1º ano.

Depois do plantio de sementes que as turmas tiveram, o segundo momento foi aprender sobre a vida de Jesus Cristo por meio de um vídeo; as crianças contaram suas experiências pessoais nas diferentes religiões e participaram da partilha do pão e do suco de uva, que representa o sangue de Jesus.

“As diferentes crenças religiosas são respeitadas; a professora pergunta qual a fé de cada um e como a Páscoa é comemorada nas famílias. Começamos com as informações que as crianças trazem, depois trazemos uma parábola do Evangelho e a história de Jesus”, explica Rita.

“A gente comemorou que Jesus renasceu”, disse Theo Salvado Pêssoa, sobre o momento da partilha do pão e do suco de uva.

“Nosso objetivo é que as crianças levem para casa o que elas aprenderam aqui no Colégio. Eles serão um ‘veículo de comunicação’ para levar até seus lares o conceito de vida nova, do ‘plantio’ de boas ações, de uma maneira especial”, conclui Rita Lázaro.

Você também pode se interessar