Educação em Pauta

Desafios, amizade e expectativas para o ano letivo

O início das aulas para as novas turmas do 5º ano foi bastante agitado e produtivo. Alunas e alunos foram estimulados a cumprir algumas etapas que tiveram um desfecho incomum.

Autoria: Veronice Leal – Professora do 5º ano

Se dissermos que estávamos serenos, não é verdade! Quando voltamos para a escola depois de um longo período de descanso, com tantas expectativas, curiosidades e a alegria do retorno, é difícil não ter milhares de pensamentos diversos sobre a nova turma. Como será o reencontro? O que esperam de nós? Estão ansiosos para a volta?… E por aí vai uma enxurrada de preocupações e anseios de ambos os lados. Mas, embalados pela paixão e confiança em nosso trabalho, não há retorno que resista ao entusiasmo e ao vínculo que se forma entre educadores e alunos.

Assim, a primeira semana do 5º ano no Colégio Santa Maria foi diferente e desafiadora. Professores provocaram curiosidade e algumas reflexões em todas as áreas do conhecimento: a Matemática veio com seus desafios de raciocínio lógico; em Língua Portuguesa conhecemos a história de um personagem que não se dava conta de suas potencialidades; a Língua Inglesa apresentou frases em código morse que falavam de “Friendship” (amizade); Ensino Religioso lembrou a importância de cultivar sentimentos legítimos e essenciais nas relações humanas, através da Parábola da Paz. As aulas de Artes e Educação Física não pouparam alunas e alunos para que saíssem da “zona de conforto” e solucionassem com sucesso os desafios propostos.

Depois de todas as atividades concluídas, as turmas ganharam peças de quebra-cabeça que compunham a imagem da Campanha da Fraternidade de 2024, cujo tema é “Fraternidade e amizade social”. Ao cumprirem as diferentes etapas desafiadoras, os alunos encontraram a mensagem que deve permear nossa caminhada: independentemente de onde partimos, somos convidados a acolher o outro com suas diferenças, habilidades e vontades, pois nosso maior desejo é garantir a boa convivência e cultivar a amizade social, tão necessária nas relações humanas e no mundo em que vivemos.

Certamente, os primeiros passos dessa caminhada do ano letivo trouxeram reflexões significativas impulsionadas por tarefas motivadoras, que nossas alunas e alunos, em grupos, executaram com muito talento, acolhimento e amizade – sentimentos que nos tornam únicos!

Você também pode se interessar
Tags: 5º ano, desafios na volta às aulas do 5º ano, desafios no início do ano letivo, ensino fundamental I

Posts similares