Educação em Pauta, Ensino Médio

E esse tal de Novo Ensino Médio?

Vale a pena investir um pouco de tempo para entender a reforma do Ensino Médio, obrigatória a partir de 2022. Para ajudar na empreitada, apresentaremos várias discussões em torno do tema, a começar pelo educador Alexsandro Santos, que explica as bases desse processo.

Um dos assuntos mais discutidos no campo da Educação – e ainda pouco compreendido – é a reforma do Ensino Médio, que começa a ser implantada em todo o país no próximo ano. No Santa Maria, o processo teve início em 2020 na 1ª série, foi estendido para a 2ª este ano e chegará à 3ª série em 2022.

Para ajudar no entendimento do Novo Ensino Médio, o Portal Caleidoscópio vai publicar uma série de informações. O ponto de partida é uma apresentação de Alexsandro Santos, organizada pelo Prisma – Centro de Estudos do Colégio Santa Maria, que atua na formação de professores. Nela é possível entender a importância do currículo na escola, o que a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) diz sobre a formação do currículo e como pode ser a estruturação de uma escola para os jovens, permeada por reinvenção, autoria e protagonismo.

Alexsandro Santos é graduado em Letras e em Pedagogia, com mestrado em Educação: História, Política e Sociedade pela PUCSP e doutorado em Educação pela USP. É pesquisador em estágio pós-doutoral junto ao Programa de Administração Pública e Governo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), no Núcleo de Estudos da Burocracia (NEB). Também é pesquisador em estágio pós-doutoral junto ao Programa de Psicologia da Educação da PUCSP. Em 2020, passou a integrar o Programa Internacional de Fellows da Fundação Ford. Integra a carreira de Consultor Técnico Legislativo – Pedagogia (efetivo) desde 2008, tendo passado antes pela carreira do magistério público municipal de São Bernardo do Campo (1999-2003) e de São Paulo (2001-2005) e pelo Tribunal de Contas do Município de São Paulo (2005-2008). Foi Secretário Adjunto de Educação em Franco da Rocha (2013-2014). Desde 2015, está na coordenação da Escola do Parlamento da Câmara Municipal, tendo assumido sua presidência em 2019.

Você também pode se interessar
Tags: , , , ,

Posts similares

Menu